Prêmio MasterCana: BP Bunge é reconhecida por iniciativas de agricultura regenerativa e prevenção e combate a incêndio
Na noite desta segunda-feira (14) aconteceu a cerimônia de premiação do Prêmio MasterCana Centro-Sul 2023, que reconhece anualmente empresas e personalidades por sua atuação de destaque no setor sucroenergético. A BP Bunge Bioenergia, uma das líderes do setor, saiu vitoriosa em duas categorias da premiação: “Sistema de combate a incêndio” e “Área Agrícola – Tecnologia & Inovação”.
No caso da categoria “Área Agrícola – Tecnologia & Inovação”, o reconhecimento fortalece a posição da empresa como referência em agricultura regenerativa no setor sucroenergético em função das práticas sustentáveis desenvolvidas na gestão do campo.
“Além de nos manter fiéis ao nosso compromisso com a sustentabilidade, essas soluções da chamada agricultura regenerativa também têm um impacto importante em termos de produtividade e redução de custo. Na safra 2022/23, por exemplo, conseguimos substituir o uso de fertilizantes nitrogenados em 100% da área de plantio utilizando biológicos, o que nos tornou menos dependentes dos fertilizantes importados, por exemplo”, explica Mário Dias, gerente de desenvolvimento agronômico, que representou a companhia na premiação.
Já na categoria “Sistema de combate a incêndio” a empresa foi premiada pelos bons resultados do programa Brigada 4.0, que, nos últimos dois anos, fez a empresa alcançar uma redução média de 52% de áreas queimadas por hectare e de 50% no número de incêndios em áreas próximas às 11 usinas do grupo. Além de ações como manutenção de equipamentos, renovação de frota e treinamento regular, o projeto conta com tecnologia de ponta voltada ao enfrentamento dos incêndios nos canaviais. Tais recursos abrangem um sistema de monitoramento por satélite que alerta sobre as condições climáticas que favorecem a propagação de focos de fogo, além da utilização de câmeras de alta definição em torres de observação localizadas em pontos estratégicos nas unidades. Os investimentos em tais iniciativas giram em torno de R$30 milhões até 2024.
“Este é um projeto muito importante para nós, entre outros motivos porque tem nos encaminhado para uma operação cada vez mais segura, o que é um valor fundamental para a companhia. Ver esses resultados expressivos sendo reconhecidos pelo mercado é sem dúvida uma grande alegria”, comenta Mário Sérgio Salani Junior, gerente de mecanização, que também marcou presença na premiação.
0 comentário
Açúcar volta a fechar em baixa com perspectiva de maior oferta global
De olho na safra indiana, mercado do açúcar se acomoda abaixo de 20 cents
Sancionada lei que remunera produtor de cana por créditos do Renovabio
Baixas do açúcar perdem força e preços ficam próximos da estabilidade no início desta tarde
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 6ª feira após ganhos acentuados da última sessão
Açúcar fecha com alta de quase 3% em NY diante de queda de produção na Índia