Canaoeste lança sua fábrica de bioinsumos
A Canaoeste promove, no próximo dia 15 de agosto, o lançamento de sua fábrica de insumos biológicos: a CanaoesteBio – Tecnologia Sustentável. O evento será realizado no auditório da Fenasucro, na Estrada Hermínio Bizio, 14, em Sertãozinho-SP, a partir das 9 horas.
Os insumos biológicos (ou bioinsumos) são produtos feitos a partir de microrganismos, materiais vegetais, orgânicos ou naturais e utilizados nos sistemas de cultivo agrícola para combater pragas e doenças e/ou para melhorar a fertilidade do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas. Por apresentar baixa toxicidade e ser biodegradável, esse tipo de insumo promove a agricultura sustentável e reduz os impactos em comparação com os agroquímicos comuns.
Segundo o gestor da CanaoesteBio, André Volpe, o processo de implantação da fábrica consumiu o período de um ano na fase de construção e, agora, a unidade já se encontra pronta para entrar em operação.
Foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões para a finalização do projeto. A fábrica terá uma capacidade de produção estimada entre 100 e 120 mil litros/ano. “Nós temos 2 biorreatores, um pré-inóculo de 200 litros e um de 2.000 litros. Por batelada, conseguimos fabricar o total de dois mil litros do microrganismo que estivermos multiplicando, seja beauveria ou metarhizium.”, explicou Volpe.
Em sua estrutura, a CanaoesteBio conta com laboratório interno para fazer tanto o controle de qualidade dos produtos quanto o processo de produção. “Temos uma câmara fria em nossa estrutura para armazenamento dos produtos acabados. O produtor pode fazer a retirada diretamente aqui na biofábrica, levando o produto refrigerado direto para sua propriedade”, disse Volpe.
De acordo com Volpe, a biofábrica firmou uma parceria com o Instituto Biológico. “Através dessa parceria, eles nos fornecem as cepas de beauveria e metarhizium, incluindo também assessoria na produção”, disse.
Toda a produção da fábrica será destinada para o fornecimento exclusivo dos associados da Canaoeste, que farão a solicitação dos produtos na secretaria e no departamento técnico da entidade.
O gestor corporativo da Associação, Almir Torcato, reforça que o acesso aos bioinsumos produzidos na CanaoesteBio se restringe, exclusivamente, aos produtores associados. “A aquisição dos insumos biológicos está vinculada ao nosso programa de certificação, para que nossos associados alcancem uma produção ambientalmente sustentável, atendendo aos padrões exigidos pelas instituições certificadoras”, explicou.
Para o presidente da Canaoeste, Fernando dos Reis Filho, a implantação da biofábrica fortalece o compromisso de entregar soluções para os associados. “Estamos sempre em busca de respostas que produzam impacto no campo, seja na redução de custos, seja em benefícios ou acesso à novas tecnologias. Essa é a nossa missão”, enfatizou Reis.
A cerimônia de lançamento da CanaoesteBio contará com uma palestra sobre “Manejo biológico moderno em canaviais”, que será ministrada pelo consultor em manejo biológico de pragas Alexandre de Sene Pinto. A programação inclui, ainda, um café receptivo e um almoço após o encerramento da solenidade.
Serviço:
Lançamento da CanaoesteBio – Tecnologia Sustentável
9h – Café receptivo
9h15 – Abertura
9h30 – Palestra “Manejo biológico moderno em canaviais”. Alexandre de Sene Pinto, consultor em manejo biológico de pragas
11h – Lançamento da CanaoesteBio – Tecnologia Sustentável. André Volpe, gestor da CanaoesteBio
11h15 – Encerramento e almoço
0 comentário
Açúcar volta a fechar em baixa com perspectiva de maior oferta global
De olho na safra indiana, mercado do açúcar se acomoda abaixo de 20 cents
Sancionada lei que remunera produtor de cana por créditos do Renovabio
Baixas do açúcar perdem força e preços ficam próximos da estabilidade no início desta tarde
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 6ª feira após ganhos acentuados da última sessão
Açúcar fecha com alta de quase 3% em NY diante de queda de produção na Índia