Brasil mantém previsão de alta de 3,5% na carga de energia em 2023

Publicado em 02/08/2023 11:14 e atualizado em 02/08/2023 12:43

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A carga de energia elétrica no Brasil deverá crescer 3,5% em 2023 em relação ao ano passado, segundo previsão conjunta elaborada por Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

A taxa de crescimento esperada para a carga é a mesma projetada em março, quando foi divulgada a primeira estimativa, embora os órgãos tenham revisado para cima sua perspectiva para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, de 1,0% para 2,3%.

Apesar do melhor resultado esperado para o PIB brasileiro, as entidades do setor elétrico apontaram que a demanda interna passa por um processo de desaceleração, após crescimento no ano passado.

"Tal processo, somado ao elevado endividamento das famílias e aos juros ainda altos, impedem uma expansão mais significativa da atividade econômica", afirmaram.

Já para o período 2023-2027, a expectativa é de que a carga registre crescimento médio anual de 3,3%, alcançando 84.980 megawatts (MW) médios ao final do ciclo.

Segundo ONS, CCEE e EPE, para o médio prazo o cenário é de convergência para um ambiente com maior estabilidade e confiança dos agentes, com as menores incertezas favorecendo principalmente os setores de infraestrutura.

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário