A Tecnologia está mudando o Agro, por Prof. Aluizio Borem
No Brasil, a tecnologia está rapidamente remodelando a agricultura, criando oportunidades de investimento, alimentando o mundo e transformando a país rumo a se tornar na maior potência agrícola do mundo.
Até 1980, a agricultura brasileira não produzia alimentos suficientes para nossa população, mas isso vem mudando ao longo dos anos. O Brasil já é um dos maiores e mais diversificados produtores de alimentos do mundo. Com uma população de 214 milhões de pessoas alimentamos mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.
No entanto, ainda há problemas que impedem o potencial inexplorado da nação. Se resolvidos, uma indústria agrícola florescente poderia impulsionar ainda mais a economia. Mas para se tornar no maior produtor mundial de alimentos, o Brasil deve desbloquear o crescimento e a produtividade do setor. A chave para expandir a transformação do Brasil em maior celeiro de alimentos do mundo demanda novos passos na modernização do nosso agro e melhoria da nossa infraestrutura. A transformação da Brasil na maior potência agrícola é apenas questão de tempo.
À medida que a Brasil abraça a agricultura moderna, a agricultura digital será como um elixir para os agricultores, tornando-os mais lucrativos e aumentando ainda mais a contribuição do setor para a economia brasileira. O uso de tecnologia digital colocou o agricultor no coração de todo o ecossistema. As soluções começaram a ser mais centradas no agricultor: cada parte da cadeia de valor que está digitalizando, seja finanças, insumos ou outros, está visando diretamente o agricultor. Entre 2014 e 2023, mais de 2.000 agritecths foram estabelecidas no Brasil, alimentadas pelo aumento da conscientização dos agricultores, pelo aumento da penetração da Internet e pela necessidade de maior eficiência no setor agrícola. O ambiente regulatório do Brasil está evoluindo gradualmente para facilitar o crescimento das tecnologias digitais no agro.
As tecnologias digitais podem melhorar a produção a cada passo, desde insumos de alta qualidade até produtos agrícolas de classe mundial. Isso poderia ajudar a criar crescimento sustentável para os agricultores e impulsionar a economia.
Quer saber mais sobre o agro? Assista os vídeos do canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ
0 comentário
CCAS: Riscos da política ambiental como barreira comercial: a polêmica da reciprocidade no comércio internacional, por
Milho segunda safra tem potencial para dobrar a produtividade no Brasil
Intervenções do Bacen no câmbio funcionam? Por Roberto Dumas Damas
Abacaxi no Maranhão: Principais pragas, manejo integrado e uso correto e seguro de pesticidas agrícolas
Smart farming: como a IoT pode destravar o problema de conexão rural no Brasil?
Artigo/Cepea: Produtividade e renda dos trabalhadores no Brasil: uma análise intersetorial