De olho na Rússia, Alemanha está disposta a estacionar tropas permanentemente na Lituânia

Publicado em 26/06/2023 12:23

Logotipo Reuters

BERLIM (Reuters) - A Alemanha está pronta para estacionar uma brigada do Exército de 4.000 soldados na Lituânia de forma permanente em coordenação com o planejamento de defesa da Otan após a invasão da Ucrânia pela Rússia, disse o ministro da Defesa alemão nesta segunda-feira.

"A Alemanha mantém seu compromisso como membro da Otan, como a maior economia da Europa, de apoiar a proteção do flanco oriental", disse Boris Pistorius durante uma visita a Vilnius nesta segunda-feira, sem dar um cronograma.

Ele afirmou, no entanto, que a infraestrutura necessária precisa estar instalada como uma pré-condição. No passado, Berlim disse que a Lituânia levaria anos para fornecer quartéis, áreas habitacionais para famílias, depósitos e campos de treinamento.

"Concordamos que a brigada crescerá passo a passo à medida que a infraestrutura for estabelecida", disse Pistorius, acrescentando que tal desdobramento não poderá ser concluído em "alguns meses".

A implantação também precisa ser compatível com os planos regionais da Otan, detalhando como responderia a um ataque russo, enfatizou o ministro.

O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, disse que pretende que a infraestrutura esteja pronta até 2026.

"Estamos simplificando os procedimentos... para poder finalizar a construção da infraestrutura até 2026", afirmou. "Mas não ficarei zangado se o ministro da defesa finalizar em 2025."

A Alemanha já lidera o grupo de batalha multinacional da Otan na Lituânia, um batalhão reforçado de cerca de 1.000 soldados.

(Reportagem de Sabine Siebold)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário