Preço do leite ao produtor sobe em abril, e com baixa captação, importações de lácteos crescem
Podcast
Preço do leite ao produtor sobe em abril, e com baixa captação, importações de lácteos crescem
O pagamento do leite ao produtor neste mês de abril, referente ao produto captado em março, teve mais uma alta, segundo o analista de mercado da Scot Consultoria, Rodrigo Silva. Ele explica que além de diferentes bacias leiteiras do país terem suas pastagens afetadas pelo clima, muitos produtores acabaram deixando a atividade no ano passado pelos desafios referentes aos custos de produção.
Este pagamento, conforme a média realizada em 18 Estados pela Scot Consultoria, resultou em um valor médio de R$ 2,47 por litro, o que significa uma elevação de 0,9% em relação ao pagamento anterior. Quando se compara este valor ao mês de abril do ano passado, a alta é de 24%. A captação, um dos fatores que motiva estes aumentos antes mesmo da entrada na entressafra do leite, recuou 1,0%, comparando março/23 a fevereiro/23. Olhando para o índice de captação de março deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, o recuo na produção é de 1,3%.
Outro destaque trazido pelo especialista é a questão da importação de lácteos, recurso para complementar a oferta brasileira de produtos, que é inferior à demanda, mas também para ajudar a modular os preços quando chegam à gôndola na ponta consumidora.
Apenas levando em conta o leite em pó, março atingiu o montante de 18,4 mil toneladas importadas, incremento de 31,9% em relação ao mês anterior, e impressionantes 394% a mais que março de 2022. Em sua totalidade, as importações de lácteos em março aumentaram 34,45% em volume em relação a fevereiro. Na comparação anual, a variação, também, foi positiva em 224,05%, totalizando 26,3 mil toneladas de produtos lácteos.
0 comentário
Leite/Cepea: Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
Comissão Nacional de Pecuária de Leite discute mercado futuro
Brasil exporta tecnologia para melhoramento genético de bovinos leiteiros
Preço do leite pago ao produtor para o produto captado em outubro deve ficar mais perto da estabilidade, segundo economista
Pela primeira vez, ferramenta genômica vai reunir três raças de bovinos leiteiros
Setor lácteo prevê 2025 positivo, mas com desafios