Yellen diz estar atenta a riscos negativos devido a guerra na Ucrânia e pressões bancárias

Publicado em 11/04/2023 14:50

Logotipo Reuters

Por Andrea Shalal

 

 

WASHINGTON (Reuters) - A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que continua atenta aos riscos negativos enfrentados pela economia global, dadas as consequências econômicas da guerra da Rússia contra a Ucrânia e as recentes pressões sobre os sistemas bancários, mas a perspectiva geral é "razoavelmente positiva".

Yellen, falando em uma coletiva de imprensa, rejeitou as advertências do Fundo Monetário Internacional sobre riscos maiores associados a graves tensões financeiras.

"Eu não exageraria no negativismo sobre a economia global", disse Yellen quando questionada sobre uma previsão de crescimento global ligeiramente reduzida do FMI para 2023, que alertou que um surto de turbulência no sistema financeiro pode reduzir a produção para níveis próximos da recessão. "Acho que devemos ser mais positivos."

Yellen disse que não viu evidências sugerindo um aperto no crédito após a falência de dois bancos norte-americanos no mês passado, embora isso seja uma possibilidade. Ela disse que o sistema bancário dos EUA continua sólido, com fortes posições de capital e liquidez, e o sistema financeiro global é resiliente devido às reformas significativas feitas após a crise financeira de 2008.

"A economia dos EUA obviamente está tendo um desempenho excepcionalmente bom com a criação contínua e sólida de empregos, a queda gradual da inflação e gastos robustos do consumidor", disse ela. "Portanto, não estou prevendo uma desaceleração da economia, embora, é claro, isso continue sendo um risco."

Yellen disse a repórteres que a economia global está em um lugar melhor do que o projetado anteriormente, com os preços de energia e alimentos se estabilizando e as pressões da cadeia de suprimentos continuando a diminuir.

Um teto para o preço do petróleo russo está ajudando a estabilizar os mercados globais de energia, ao mesmo tempo que reduz a principal fonte de receita da Rússia, disse ela, acrescentando que o fim da guerra seria a maior ajuda para a economia global

"Ainda assim, continuamos atentos aos riscos negativos", disse ela.

Discursando no início de uma semana de reuniões no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial, ela disse que o mercado de trabalho dos Estados Unidos está forte, mas que a inflação continua muito alta, embora os preços tenham moderado no último semestre.

No mês passado o governo dos EUA tomou medidas emergenciais para restaurar a confiança do mercado após as quebras do Silicon Valley Bank e do Signature Bank, e anunciou mais medidas para aumentar a supervisão de bancos de médio porte que não exigem aprovação do Congresso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário