CNA participa de seminário da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (29), do seminário da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), realizado na sede do Instituto Pensar Agro (IPA), em Brasília.
O evento, conduzido pelo presidente da Feplana, Paulo Leal, contou com a presença de parlamentares, representantes de entidades do agro, bem como da indústria e dos produtores de cana-de-açúcar, além de federações estaduais de agricultura e pecuária.
O presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Nelson Perez, e a assessora técnica, Eduarda Lee, acompanharam a discussão de diversos temas ligados à cadeia sucroenergética.
No encontro, os parlamentares defenderam uma agenda construtiva para o agro e a interlocução com os todos os elos da cadeia. A senadora Tereza Cristina (PP/MS) ressaltou que o interesse de parlamentares nas pautas do agro está cada vez maior, não somente na Câmara dos Deputados, mas também no Senado, que hoje conta com 47 senadores ligados ao tema.
Outro assunto tratado no seminário foi o fortalecimento do agro no Congresso Nacional e as perspectivas e andamento das principais ações de interesse do setor, como questões sanitárias e fundiárias, além das mais específicas para a cadeia da cana, como o PL 3149/2020, que busca garantir o repasse de parte das receitas dos Créditos de Descarbonização (CBios) aos fornecedores independentes de biomassa.
Esse mesmo tema foi reforçado por outras autoridades e técnicos que discursaram sobre a importância da participação dos produtores no RenovaBio, inclusive para fortalecer o programa.
O evento abordou ainda os desafios e o futuro da agroenergia. O chefe-geral da Embrapa Agroenegia, Alexandre Alonso, falou sobre o uso de hidrogênio como combustível fóssil e o potencial de sua produção no Brasil, que pode ser um grande pioneiro na tecnologia. Em sua apresentação, destacou a possibilidade de o hidrogênio verde ser uma ponte entre os biocombustíveis e os e-fuels (combustíveis sintéticos).
No encontro, o presidente da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Mário Campos, falou sobre a importância e as principais ações do colegiado.
0 comentário
Açúcar: março/25 fecha com queda de 0,73% em NY; consultoria destaca tom de baixa nos preços
Agora é Lei: produtores de cana-de-açúcar têm direito ao pagamento de créditos de carbono
É um vitória para o setor produtivo afirma presidente da Unida sobre inclusão dos produtores de cana-de-açúcar no Renovabio
Preços do açúcar seguem em baixa, mas março/25 de NY recupera patamar dos 19 cents/lbp
Açúcar: Mercado inicia 2025 em tom de baixa
Açúcar abre em baixa e contrato março/25 de NY trabalha abaixo dos 19 cents/lbp