Mercado do frango tem dificuldade em evoluir nos preços com gargalo no repasse de altas à ponta consumidora
Podcast
Mercado do frango tem dificuldade em evoluir nos preços com gargalo no repasse de altas à ponta consumidora
Segundo a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Juliana Ferraz, mesmo com a tendência de recuperação nos preços, o mercado interno para o frango vem tendo dificuldades em avançar, com uma espécie de "gargalo" para repassar aumentos até a ponta consumidora.
A pesquisadora explica ainda que, tomando por referência a ave resfriada no atacado na Grande São Paulo, entre fevereiro até o presente momento, em março, houve uma alta de 2,7%, chegando ao valor médio de R$ 6,82/kg. Entretanto, além da dificuldade do repasse de alta ao consumidor, há a questão do recuo nos preços das carnes bovina e suína, que competem diretamente com a proteína avícola.
Um dos fatores que contribui para não haver sobreoferta para o mercado interno, as exportações, vêm desempenhando papel essencial neste momento, conforme afirma Juliana Ferraz. Este ano foi o melhor mês de fevereiro para os embarques, e neste iníco de março há aceleração nos volumes e também no preço pago pela carne de frango.
Segundo ela, o mercado segue atento aos casos de influenza aviária, principalmente na América do Sul, o que poderia causar alguma disrupção financeira e de imagem para o setor no Brasil.
0 comentário
Preços do frango no atacado e na granja sobem nesta terça-feira (3) em São Paulo
Cotações em campo misto fecham o mercado de suínos nesta terça-feira (3)
Javalis podem impactar a economia, o meio ambiente e a saúde, dizem especialistas
Seapi apresenta biosseguridade em granjas de suínos para 350 produtores em Erechim (RS)
Cotações em campo misto fecham esta segunda-feira (2) para o mercado do frango
Enquanto preço da carcaça suína cai em SP, cotações do animal vivo ficam estáveis nas principais praças nesta segunda-feira (2)