Abrindo mercado: Região Vulcânica exporta primeiro café com selo de origem
Podcast
Abrindo mercado: Região Vulcânica exporta primeiro café com selo de origem
A Bourbon Specialty Coffes realizou a primeira exportação de cafés com o selo de origem da Região Vulcânica. Esta é uma importante conquista para cafeicultores da região que estão há mais de 10 anos trabalhando para o fortalecimento e reconhecimento dessa origem de cafés produzidos em solos vulcânicos.
O destino do primeiro lote foi o Japão, país que já busca a origem vulcânica e reconhece a muitos anos a qualidade dos cafés desse terroir. Para compor os lotes foram utilizados cafés das Fazenda Santo Antônio em Botelhos e da Fazenda Recreio em São Sebastião da Grama, cafés premiados que foram arrematados pela exportadora Bourbon Specialty Coffees.
“Estamos muito felizes e esperamos que seja o primeiro de muitos lotes, investimos mais de 10 anos na busca pelo reconhecimento da qualidade dos nossos cafés, no engajamento e senso de pertencimento dos produtores da região e na rastreabilidade e governança. Ver esses cafés sendo exportados é uma grande emoção”. Destaca Ana Cagnani Leite cafeicultora associada da Região Vulcânica.
“Os cafés da Região Vulcânica já são reconhecidos e demandados no mercado nacional, agora esperamos avançar nas exportações para que o mundo possa conhecer e valorizar os cafés produzidos nesse terroir de solo vulcânico, para isso contamos com o apoio das exportadoras associadas e parceiras, como é o caso da Bourbon Specialty Coffees” disse Ulisses Ferreira de Oliveira, diretor executivo da Região Vulcânica.
Para Cristiano Carvalho Ottoni, diretor e fundador da Bourbon Specialty Coffees a exportação com o selo de origem garante que agora, todos terão fácil acesso aos detalhes da região e do produtor, desde o importador, até o cliente final, que consumirá o café nas cafeterias. “Estamos muito felizes com mais esse marco atingido na parceria Bourbon e Região Vulcânica. Fizemos parte do projeto de desenvolvimento do sistema e agora estamos vendo o trabalho consolidado, cruzando o mundo, levando o nome e a história de nossos produtores de um modo inovador através dos selos de rastreabilidade. Além de agregar ainda mais valor aos cafés produzidos aqui, é um grande passo na transparência e integração da cadeia.”
A REGIÃO
A Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica é a detentora da marca coletiva da Região Vulcânica, que abrange 12 municípios na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, sendo Aguas da Prata, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caconde, Caldas, Campestre, Divinolândia, Ibitiura de Minas, Poços de Caldas e São Sebastião da Grama.
0 comentário
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)
Valor bruto dos Cafés do Brasil produzidos na Região Sudeste totaliza R$ 62,24 bilhões no ano-cafeeiro de 2024
Segundo dia da Semana Internacional do Café destaca práticas sustentáveis na cadeia cafeeira
Mercado cafeeiro inicia 6ª feira (22) em queda com realização de lucros
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual