Proximidade entre produtor rural e indústria alimentícia: ganho para ambos os lados
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Proximidade do produtor rural da indústria alimentícia: ganho para ambos os lados
O agronegócio e os setores urbanos estão intrinsecamente conectados, já que as cadeias produtivas de alimentos influenciam diretamente no cotidiano das cidades. Porém, muitos ruídos de comunicação entre as duas pontas geram discussões e desentendimentos que merecem atenção. Nesse contexto, o site Notícias Agrícolas e a consultoria MPrado desenvolveram o projeto Conexão Campo e Cidade, que visa debater diversas questões relacionadas aos negócios que envolvem os ambientes urbanos e rurais.
Confira aqui todas as edições do Conexão Campo Cidade
A conexão entre campo e cidade ocorre quando as cadeias produtivas se conectam. Não em uma linha que começa no campo e chega à cidade, mas um ciclo que interliga pesquisa, produção de insumos, de sementes, plantio, meteorologia, máquinas, colheita, venda, transporte, consumo, entre outros fatores onde existe um vínculo dos mundos rural e urbano.
Em pequenos detalhes desse ciclo, observa-se uma enorme importância. Isso é o caso da propaganda dos alimentos que chegam do campo ao consumidor final, na cidade. É possível agregar valor, aumentar o ganho pela produção, tanto no campo quanto na indústria de alimentos, quando se agrega valor ao produtor que chega nas gôndolas.
Exemplo disso é uma linha de batatas produzida pela PepsiCo Brasil. E o mais importante desse produto: a valorização da produção rural para o consumidor final. Ao contar a história do agricultor que cultivou as batatas utilizadas nos snacks e, agora, contar com uma linha rústica, usando como ingredientes apenas batata, óleo e sal. Para falar sobre esse assunto, o Conexão Campo Cidade desta semana recebeu Ricardo Galvão, diretor de agronegócio da PepsiCo Brasi.
Valorização do trabalho no campo
A indústria de alimentos precisa diretamente do campo e a PepsiCo sabe o quanto depende do produtor rural. O vínculo com o agricultor, desde 1997 é estabelecido por meio de contratos, com preços que consideram primeiro os custos de produção para depois serem acordados, em um modelo de precificação chamado cost plus, que é exatamente o custo mais uma margem.
Para isso, a empresa levanta os custos na região, o produtor faz o mesmo, então ambas as partes realizam a negociação, que garante que o agricultor tenha um rendimento positivo consiga crescer e mantenha seu vínculo com a PepsiCo.
Produtor nas embalagens
A linha de batatas tem um QR Code (Rastreabilidade) na embalagem para rastrear os locais onde foram produzidas. Na campanha Do Campo ao Pacote em 48 hora, a marca reforça o processo de produção que garante maior frescor e naturalidade ao produto, além de ser composto por apenas três ingredientes: batata, óleo, sal e nada mais, na versão Sal Marinho. Também é possível conhecer a história do produtor rural parceiro da marca.
Agregação de valor no produto final
O consumidor urbano cada vez mais procura alimentos saudáveis e sustentáveis. A nova linha de batatas chamada de rústica, com apenas três ingredientes, sem adição de conservantes, que chega rapidamente do campo à embalagem tem objetivo de preencher essa necessidade no mercado.
Essa é a agregação de valor, através da propaganda e, principalmente, da valorização do trabalho do produtor rural e da produção brasileira no campo. Uma forma em que a cidade reconhece a importância dos agricultores em sua alimentação.
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