USDA: Vendas semanais de soja dos EUA ficam dentro do esperado, milho abaixo

Publicado em 12/01/2023 12:31

Logotipo Notícias Agrícolas

O novo reporte semanal de vendas para exportação do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) foi trazido nesta quinta-feira (12) com números do dentro do esperado para soja e óleo, porém, abaixo das expectativas no caso do milho e do farelo.

"Outra semana pobre para as exportações americanas neste começo de 2023. O México comprou miho, China, Europa e também o México compraram soja, e um cargo para destinos não revelados de trigo foi remanejado para China. O farelo marcou, facilmente, uma mínima no ano comercial e vendas baixas de óleo tem sido algo comum nesta temporada", resumiu a especialista internacional em commodities, Karen Braun. 

SOJA

Na semana encerrada em 5 de janeiro, os EUA venderam 717,4 mil toneladas de soja da safra 2022/23 - sendo a maior prte para  a China - enquanto o mercado esperava algo entre 500 mil e 1,2 milhão de toneladas. Em todo ano comercial, as vendas americanas da oleaginosa somam 44,403,5 milhões de toneladas, 5% a mais na comparação anual. A estimativa do USDA é de que os EUA exportem 55,66 milhões de toneladas de soja no presente ano comercial.

O boletim trouxe ainda a venda de 66 mil toneladas da commodity da safra 2023/24 para o Paquistão. 

MILHO

As vendas de milho na última semana foram de 255,7 mil toneladas, abaixo das expectativas que variavam de 300 mil a 1 milhão de toneladas. O destino principal foi o México. Na temporada, o país comprometeu 'apenas' 21,996,2 milhões de toneladas, volume 47% menor do que no mesmo período do ano passado. E o USDA espera que, em todo ano comercial, as vendas americanas cheguem a 55,66 milhões de toneladas. 

DERIVADOS DE SOJA

As vendas de farelo de soja vieram fracas e somaram apenas 3,3 mil toneladas, contra as projeções do mercado de 75 mil a 300 mil toneladas. O total foi 96% menor do que há uma semana e 99% na comparação com a média das últimas quatro semanas. A França foi o maior comprador do derivado americano. 

De óleo de soja, as vendas foram de 600 toneladas da safra 2022/23, dentro do esperado pelo mercado de 0 a 12 mil toneladas. O Canadá foi o principal comprador. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário