Minério de ferro cai com peso de preocupações com Covid-19 na China

Publicado em 13/12/2022 08:37

Logotipo Reuters

Por Enrico Dela Cruz

(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram nesta terça-feira, com traders reduzindo o otimismo sobre as perspectivas de demanda da China em 2023, enquanto o maior país produtor de aço do mundo luta contra o aumento das infecções por Covid-19.

A maioria dos benchmarks do aço chinês também teve queda antes dos dados de inflação dos EUA, que serão divulgados no final do dia, e da sinalização da política do Federal Reserve no dia seguinte.

O minério de ferro mais negociado para entrega em maio na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 0,2%, a 808,50 iuanes (115,90 dólares) a tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de janeiro de referência do ingrediente siderúrgico caiu 0,9%, para 108,45 dólares a tonelada.

"A piora das notícias atuais sobre saúde e economia estão provocando uma retração agora, contra a exuberância evidente nas últimas semanas com a evidência de que a China está batendo em retirada de sua postura até então zero-Covid", disse Ray Attrill, chefe de estratégia FX para renda fixa, moedas e commodities do National Australia Bank.

Indicando uma rápida disseminação de infecções, as pessoas fizeram fila do lado de fora de clínicas em hospitais chineses para exames de Covid-19 na segunda-feira, já que as restrições de mobilidade foram atenuadas, marcando uma mudança significativa na estratégia de contenção do país.

Também pesando sobre o sentimento, os novos empréstimos bancários na China se recuperaram menos do que o esperado em novembro em relação ao mês anterior em meio aos surtos de Covid.

A retração nos preços do aço foi modesta, já que os traders anteciparam novas medidas políticas para apoiar o setor imobiliário da China, que podem ser anunciadas durante a Conferência Central de Trabalho Econômico programada para começar em 15 de dezembro, disseram analistas.

(Por Enrico Dela Cruz em Manila)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário