Reuters: Viagem de Lula aos EUA deve ficar para depois da posse, diz ex-chanceler Celso Amorim
Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - O ex-chanceler Celso Amorim afirmou nesta segunda-feira que o encontro entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, deve ocorrer somente após a posse em 1º de janeiro, e não mais ainda neste mês como havia sido cogitado.
O próprio Lula havia afirmado na semana passada que poderia viajar aos EUA ainda neste ano depois de ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 12 de dezembro, mas o ex-chanceler disse a jornalistas que Lula informou ao conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, em encontro em Brasília nesta segunda-feira, que talvez não seja possível ir antes da posse.
Lula considera que poderá fazer a viagem aos EUA "logo no início do ano", em uma visita oficial como presidente, acrescentou Amorim, um dos principais assessores de política externa do presidente eleito.
O ex-chanceler disse que Lula "não excluiu a possibilidade" de viajar aos EUA antes, mas afirmou que acha que terá de ser depois da posse.
0 comentário
Ibovespa recua com mercado torcendo o nariz para anúncio de pacote fiscal
Israel intensifica bombardeio no centro de Gaza; ataques matam 17 pessoas
Estoque de crédito no Brasil sobe 0,7% em outubro, diz BC
Alta do IGP-M desacelera a 1,30% em novembro mas fica acima do esperado
Senado aprova projeto que beneficia produtores gaúchos atingidos por chuvas
Haddad confirma economia de R$70 bi no pacote fiscal e isenção de IR para quem ganha até R$5 mil