Ibovespa acelera alta com abertura em NY, puxado por Vale; PEC segue no radar

Publicado em 29/11/2022 12:13

Logotipo Reuters

O Ibovespa avançava mais de 2% nesta terça-feira, endossado pelo movimento positivo de commodities, enquanto agentes financeiros acompanham o andamento no Congresso da PEC da Transição, que abre uma exceção à regra do teto de gastos por quatro anos para custear o Bolsa Família.

Também permanece o clima de expectativa em relação ao anúncio do ministro da Fazenda do novo governo, com a aposta de que o ex-ministro Fernando Haddad deve comandar a pasta ganhando mais força a cada dia no mercado. Ele irá acompanhar as reuniões do grupo de transição na área de Economia.

Às 12:10, o Ibovespa subia 2,47%, a 111.466,9 pontos, acelerando os ganhos após a abertura de Wall Street, embora os pregões norte-americanos registrassem oscilações discretas. O volume financeiro na bolsa paulista somava 8,6 bilhões de reais.

De acordo com a equipe da Tullet Prebon Brasil, parece praticamente certo que Haddad será o ministro, enquanto, no caso da PEC, a aposta do mercado é que o Congresso irá enxugar bastante a proposta. "É isso que é importante observar agora", afirmou em comentário enviado a clientes.

Após ser protocolada na véspera, a PEC da Transição iniciou sua tramitação formal no Senado na manhã desta terça-feira após a assinatura de 28 senadores, uma obrigação regimental para que a matéria possa ser discutida e votada pelos parlamentares.

O texto abre uma exceção de 175 bilhões de reais à regra do teto de gastos por quatro anos para custear o Bolsa Família, e prevê ainda que 6,5% do excesso de arrecadação do governo possa ser aplicado em investimentos públicos sem contabilização na norma fiscal a partir do ano que vem. Em 2023, esse montante seria de 23 bilhões de reais.

No exterior, prevalecia a expectativa de que os recentes protestos na China possam levar a uma flexibilização mais rápida das rígidas restrições contra a Covid-19 no país.

A China emitiu um aviso para aumentar a vacinação contra a Covid-19 para os idosos, enquanto um funcionário sênior da área de saúde disse que as queixas públicas sobre as limitações relacionadas à pandemia no país derivam da implementação excessivamente zelosa, e não das medidas em si.

Análise técnica do Itaú BBA afirmou que o Ibovespa continua indefinido no curto prazo e encontrará resistências em 111.000 e 112.600 pontos. "Passando desta, o índice ganhará novo impulso em busca dos 114.000, 117.000 e 118.300 pontos", afirmaram os analistas em nota a clientes.

DESTAQUES

- VALE ON subia 4,76%, a 85,17 reais, na esteira da alta dos contratos futuros de minério de ferro, com a referência na bolsa de Dalian atingindo seu nível mais alto em 23 semanas, sustentada por medidas da China, maior produtora mundial de aço, para intensificar o apoio a incorporadoras imobiliárias em dificuldades. No setor de mineração e siderurgia, CSN ON avançava 8,69%, USIMINAS PNA tinha elevação de 7,69% e GERDAU PN valorizava-se 4,1%.

- PETROBRAS PN avançava 3,65%, a 25,25 reais, endossada pela alta dos preços do petróleo no exterior, com o Brent subindo 2,54%, a 85,3 dólares o barril, também embalado pela expectativa de alívio nas rígidas restrições contra a Covid na China. No setor, PRIO ON subia 1,78% e 3R PETROLEUM ON ganhava 3,31%.

- MAGAZINE LUIZA ON revertia a queda e subia 1,2%, a 3,36 reais. VIA ON avançava 1,44%, também recuperando-se após uma abertura mais negativa, enquanto AMERICANAS ON caía 0,1%. O Morgan Stanley reduziu os preços-alvo de Via e Americanas.

- B3 ON valorizava-se 4,55%, a 12,63 reais, ajudada por relatório do JPMorgan elevando a recomendação dos papéis para "overweight", bem como o preço-alvo de 15 reais para 16 reais.

- ITAÚ UNIBANCO PN subia 2,04%, a 26,04 reais, e BRADESCO PN avançava 1,638%, a 15,58 reais, acompanhando a melhora generalizada no pregão, enquanto BANCO PAN PN aumentava 4,55%, a 7,13 reais, tendo de pano de fundo início de cobertura por analistas do Morgan Stanley com recomendação "overweight" e preço-alvo de 9 reais.

- ELETROBRAS PNB tinha variação positiva de 0,18%, a 48,83 reais. O conselho de administração da elétrica suspendeu o projeto de migração da companhia ao Novo Mercado da B3 neste ano em razão do cenário macroeconômico e das condições do mercado. ELETROBRAS ON subia 1,57%.

- SABESP ON caía 0,23%, a 60,03 reais, em meio a ajustes após forte valorização desde meados do mês, tendo voltado a tocar na última sexta-feira uma máxima intradia desde julho de 2020. O papel segue vulnerável a expectativas de privatização da companhia de saneamento básico de São Paulo.

(Por Paula Arend Laier)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário