Cadeia produtiva se conecta para transformar e inovar os cafés do Brasil

Publicado em 28/11/2022 11:03
28º ENCAFÉ reuniu todos os segmentos da cafeicultura e gerou debates sobre cenários político e econômico, perspectivas do mercado de café e ações em prol da sustentabilidade e da imagem do país

Entre 23 e 27 de novembro, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou do 28º Encontro Nacional do Café (ENCAFÉ), realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), no Centro de Convenções do Hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Com participação ativa no evento, o Diretor Geral do Cecafé, Marcos Matos, foi um dos speakers no “Painel Abastecimento”, que contou com as contribuições de Gil Barabach, analista da SAFRAS & Mercado, e José Marcos Rafael Magalhães, presidente da Cooperativa Minasul.

“Tivemos um encontro excelente realizado por nossos parceiros da ABIC, que trouxe o tema fantástico ‘Reconectar para transformar e inovar’. Com contribuição de toda cadeia produtiva, mostramos o quanto estamos unidos para oportunidades e desafios nos mercados interno e externo. Estivemos entre amigos, discutindo políticas, lideranças e como trabalhar o fluxo do comércio nacional e internacional para o Brasil se manter como principal player mundial do café”, destaca.

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Matos comenta que, além da reunião de todos os segmentos da cafeicultura nacional, o tradicional encontro da indústria trouxe contribuições de alguns especialistas mundiais e de personalidades que são referências em suas frentes de atuação, como, por exemplo, o economista Ricardo Amorim, que falou sobre o cenário e as perspectivas na política e na economia, e Roberto Rodrigues, que explanou sobre “O Brasil e o Agro”.

“O Encafé manteve sua tradição de ser uma oportunidade para estreitar relacionamentos e realizar negócios. Mais importante ainda, o encontro foi um momento para reencontrar amigos, debater e propor ações em conjunto em prol dos cafés do Brasil”, conta.

Ele completa que o evento entregou, aos participantes, conteúdos exclusivos sobre os cenários político e econômico, perspectivas do mercado de café, envolvendo varejo, consumo, qualidade e sustentabilidade. Somado a isso, permitiu uma reflexão diante dos novos conceitos e estratégias de promoção da imagem dos cafés do Brasil frente aos desafios e oportunidades em tempos ESG (governança socioambiental).

“Parabéns aos amigos e parceiros da Abic, que, definitivamente, realizaram um encontro ímpar, o qual permitiu fomentar a sinergia entre a Associação, o Cecafé e as demais organizações em prol da sustentabilidade e da imagem do nosso país, em especial de nossos cafés”, conclui.

 

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Fonte:
Cecafé

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