Chuvas irregulares preocupam produtores de soja de Mato Grosso, diz Imea
SÃO PAULO (Reuters) – As chuvas retornaram às lavouras de soja de Mato Grosso esta semana, mas ainda não estão uniformes no maior produtor da oleaginosa do Brasil, o que preocupa em momento em que a safra entra em fase crítica para a produtividade, afirmou à Reuters o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“As chuvas aconteceram na última semana, realmente voltou a chover um pouco mais, só que elas ainda não estão uniformes, e produtores têm relatado uma preocupação”, afirmou Cleiton Gauer.
Segundo ele, “é difícil afirmar qual o impacto” da irregularidade climática.
O Imea manteve na semana passada a projeção mensal de safra de soja do Estado em 41,8 milhões de toneladas, um recorde, com aumento de 2,36% ante a safra passada.
“Seguimos monitorando porque é um período que começa a ter uma definição para o desenvolvimento da cultura”, acrescentou o superintendente do instituto.
O plantio de soja atingiu 98,96% das áreas previstas para Mato Grosso até esta sexta-feira, versus 99,81% no ano passado e 96,80% da média histórica para o período.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda