Aneel aprova reajuste médio de 5,68% das tarifas da distribuidora gaúcha CEEE

Publicado em 16/11/2022 11:49

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira reajuste anual médio de 5,68% para a distribuidora de energia CEEE, que atende 1,84 milhão de consumidores do Rio Grande do Sul.

O reajuste, que passa a vigorar em 22 de novembro, terá efeitos distintos por classes de consumidores. Aqueles ligados em baixa tensão perceberão um aumento tarifário de 4,19%, sendo que, para os consumidores residenciais, a alta é de 3,62%. Já consumidores ligados em alta tensão terão impacto de 9,53%.

Segundo a Aneel, os itens que mais impactaram o reajuste foram os encargos setoriais e os custos com compra e transporte de energia.

Uma medida importante para mitigar a alta tarifária foi o repasse, aos consumidores, de créditos tributários referentes à exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins, disse a Aneel. No caso da CEEE, essa medida possibilitou reverter, em favor dos consumidores, cerca de 336 milhões de reais, reduzindo o reajuste tarifário em 8,44%.

O regulador ressaltou ainda o efeito mitigador do aporte realizado pela Eletrobras na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) em razão da privatização da empresa. Essa medida contribuiu com uma redução de 2,92% no reajuste anual da CEEE.

A distribuidora gaúcha foi privatizada no ano passado, sendo agora controlada pelo grupo Equatorial Energia.

 

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário