Embrapa: Custo de produção de leite cai novamente em Outubro; variação foi de -0,4%

Publicado em 09/11/2022 10:32

O último trimestre do ano iniciou com o custo de produção de leite registrando queda. Em outubro, a variação do ICPLeite/Embrapa foi de -0,4%. Os custos de produção caíram pelo segundo mês consecutivo e já acumulam queda de -1,3% desde agosto. Nos dez primeiros meses do ano o custo de produção de leite acumula aumento de 3,0%, enquanto que, no acumulado de doze meses, a inflação de custos atingiu 4,8%.

Maiores impactos na queda do custo de produção

O grupo Volumosos novamente apresentou a maior variação negativa, resultante da queda de preços dos adubos e do óleo diesel, que reduziu o custo de produção de silagem. Os preços dos itens que compõem este grupo registraram queda de 2,8%, em relação a setembro, acumulando deflação de -8,3% em relação aos custos de agosto. Este fato foi importante, já que a produção de alimentação verde tem peso significativo no cálculo do custo de produção de leite. O grupo Energia e combustível apresentou queda de -0,8% no mês, acumulando queda de -2,7% nos dois últimos meses.

A elevação de custos ocorreu de modo destacado em apenas dois grupos que custos que compõem o ICPLeite/Embrapa. O grupo Qualidade do leite teve variação de 2,3%, mas o impacto foi restrito, já que peso deste grupo no cálculo do ICPLeite é de 3,4%. Já os custos com o Grupo Sanidade e reprodução cresceram 0,9%. Os custos do grupo Concentrado cresceram 0,3% e o grupo Minerais teve elevação de preços de 0,1%. Não houve variação no custo da Mão de obra em outubro. Estes dados são apresentados no Gráfico 1.

custo de produção embrapa gado de leite outubro 2022 01

Neste ano de 2022 a inflação mensal de custos de produção do leite tem apresentado volatilidade incomum, alternando quedas e elevações súbitas. O ICPLeite/Embrapa registrou inflação em cinco meses e deflação em outros cinco, entre janeiro e outubro.

Nos dez primeiros meses do ano, o ICPLeite/Embrapa acumulou uma inflação de custos de 3,0%. O grupo Mão de obra atingiu variação de 17,6%, seguido pelos grupos Minerais, que apresentou uma inflação acumulada de 13,2% no período. O grupo Sanidade e reprodução registrou o acumulado de 8,6%, seguido do grupo Qualidade do leite, que foi de 6,4%. O grupo Concentrado, foi o quinto com registro de variação positiva, 2,9%, entre os sete grupos que compõem o ICPLeite/Embrapa. As deflações ocorreram nos grupos Energia e combustível e Volumosos. Respectivamente, foram -14,6% e -8,7%. Os dados constam do Gráfico 2.

custo de produção embrapa gado de leite outubro 2022 02

 

O custo de produção acumulado em 12 meses vem caindo ao longo de 2022 e atingiu 4,8% em outubro.

Em doze meses, o grupo Minerais apresentou 33,5% de acréscimo de preços, a maior inflação dentre todos os grupos. Os custos com do grupo Mão de Obra cresceram 18,4%, seguido do grupo Sanidade e reprodução, com inflação anual de 8,9%. O grupo Volumososregistrou inflação acumulada de 1,3%.

Dos sete grupos considerados no cálculo do ICPLeite/Embrapa, três registraram deflação anual. Energia e combustível teve variação anual de -13,5%, Qualidade do leite acumulou -1,5% e o grupo Concentrado variou os preços em -0,2%.

custo de produção embrapa gado de leite outubro 2022 03
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa Gado de Leite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário