China pede que criadores de suínos vendam mais animais para diminuir preços
PEQUIM, 20 de outubro (Reuters) - O planejador estatal da China aumentou sua coordenação com criadores de suínos em grande escala para garantir uma oferta estável de suínos, disse a autoridade nesta quinta-feira, enquanto tenta esfriar os preços crescentes no maior mercado de carne suína do mundo.
Os preços dos suínos vivos atingiram 28 yuans (US$ 3,87) por quilo em algumas regiões na semana passada, níveis não vistos desde março de 2021, quando a China ainda lutava contra a escassez de porcos após a epidemia de peste suína africana.
Grandes produtores concordaram em "assumir responsabilidades sociais", disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC) em um comunicado em sua conta oficial do Wechat.
As empresas, que não foram nomeadas pelo NDRC, vão assumir a liderança para garantir a oferta e estabilidade de preços no mercado, liberar os suínos de engorda em tempo hábil e acelerar o ritmo de abate quando necessário, acrescentou.
A medida deve funcionar para reduzir os preços, disse Pan Chenjun, analista sênior do Rabobank, depois que uma série de medidas anteriores não conseguiram desacelerar o rali.
A maior produtora Muyuan Foods Co Ltd. 002714.SZ aumentou o volume de abate, disse no domingo em resposta a uma pergunta de investidores em uma plataforma interativa.
Pequim já emitiu vários avisos aos agricultores, pedindo que parem de impedir o abate de porcos para esperar por preços mais altos.
Os pesos de abate aumentaram para até 150 kg, de um peso normal entre 100 kg e 120 kg, disse Pan do Rabobank.
No entanto, o movimento do planejador estadual só terá um benefício de curto prazo, disse ela.
"A questão fundamental é a oferta apertada."
O aumento dos preços do suíno está elevando a inflação ao consumidor, que subiu em setembro no ritmo mais rápido desde abril de 2020.
($ 1 = 7,2342 yuan chinês renminbi)
(Reportagem de Dominique Patton Edição de Tomasz Janowski)
0 comentário
Mercado do frango com cotações estáveis nesta terça-feira (7)
Terça-feira (7) tem maioria das cotações em queda para o mercado de suínos
Risco de gripe aviária continua baixo após primeira morte humana nos EUA, diz OMS
Exportações de carne de frango crescem 3% e alcançam novo recorde Receita com embarques aumenta 1,3%, e se aproxima de US$ 10 bilhões, aponta ABPA
Portugal relata surto de gripe aviária em fazenda perto de Lisboa
Risco de gripe aviária permanece baixo após primeira morte nos EUA, diz OMS