Preços do petróleo saltam com queda de estoques da commodity e combustíveis nos EUA
Por David Gaffen
NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira, pelo segundo dia seguido, recuperando-se de perdas recentes, com o dólar diminuindo os ganhos e um recuo nos números de estoque de combustíveis dos EUA além do esperado.
Os contratos futuros do Brent avançaram 3,05 dólares, ou 3,5%, a 89,32 dólares por barril. O WTI, dos EUA, terminou com alta de 3,65 dólares, ou 4,7%, para 82,15 dólares o barril.
Analistas disseram que os preços do petróleo, que caíram mais de 22% durante o terceiro trimestre, podem estar saindo do fundo do poço, já que a demanda chinesa mostra sinais de recuperação e as vendas de reservas estratégicas dos EUA estão próximas do fim.
Os números de estoque dos EUA mostraram que a demanda do consumidor se recuperou, embora o produto de refino fornecido tenha permanecido 3% menor nas últimas quatro semanas do que no mesmo período do ano passado.
Os estoques de petróleo dos EUA caíram 215.000 barris na semana mais recente, enquanto os estoques de gasolina caíram 2,4 milhões de barris e os estoques de destilados em 2,9 milhões de barris, uma vez que a atividade de refino diminuiu após várias interrupções.
A atividade de refino caiu, mas as refinarias ainda estão operando com 90,6% da capacidade total nos Estados Unidos, a maior para esta época do ano desde 2014, tanto na demanda doméstica quanto na de exportação.
(Reportagem adicional de Shadia Nasralla em Londres)
0 comentário
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe
Opep corta novamente previsões de crescimento da demanda de petróleo para 2024 e 2025
Petróleo cai em meio à decepção com estímulo chinês