Produção de sorgo cresceu 45% na última safra fortalecendo alternativa de produção com maior janela e menor necessidade de chuva
Podcast
Produção de sorgo cresceu 45% na última safra fortalecendo alternativa de produção com maior janela e menor necessidade de chuva
Na safra 2021/22 o Brasil aumentou em 22% a área plantada com sorgo, chegando em 1,1 milhão de hectares e contabilizando produção total de 2,9 milhões de toneladas, patamar 40% maior do que o da temporada passada.
Segundo Cícero Menezes, pesquisador da Embrapa, a demanda crescente por grãos no mercado interno, as condições climáticas delicadas para a segunda safra e o aumento da pressão de cigarrinhas do milho e enfezamentos são os fatores que sustentam esse crescimento.
O pesquisador comenta que, na região Centro-Oeste, condições de chuva menores do que 432 mm já deixa o sorgo com mais rendimento do que o milho. Além disso, plantio após o dia 15 ou 20 de fevereiro já coloca o sorgo à frente do milho.
Menezes ainda destaca que o mercado para o sorgo já está consolidado no Brasil e que, atualmente, o país já tem capacidade para absorver o dobro da produção atual com foco no mercado de rações, onde o sorgo fica apenas 5% atrás do milho com custo bem menor.
Olhando para a frente, a perspectiva é de manutenção deste crescimento com novas áreas adotando o cultivo no Oeste do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Confira a entrevista completa com o pesquisador da Embrapa do vídeo.
0 comentário

Rússia pode ter colheita melhor que em 2024, diz banco central

Mais japoneses estão adotando o arroz estrangeiro, mesmo antes de se tornar um tópico tarifário

Itaú BBA: Produção de amendoim no Brasil mais que dobra em 10 anos

Ibrafe: mercado de Feijão enfrenta desafios significativos nesta semana

Arroz/Cepea: Ritmo de queda de preços desacelera

Federarroz: Chuvas causam acamamento e preocupação em produtores de arroz gaúchos