Reuters: Bolsonaro ataca Lula e diz que esse tipo de gente tem que ser extirpado da vida pública
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), partiu para o ataque ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisa eleitorais, disse que esse tipo de gente tem de ser "extirpado da vida pública" e que "não é ladrão", em um duro discurso que fez no Rio de Janeiro em evento de campanha, após rápida participação em ato oficial de comemoração ao Bicentenário da Independência.
Na fala em um palanque perto do Forte de Copacabana, Bolsonaro disse que o conhecimento garante a liberdade e que ela não tem preço e voltou a fazer comparações do Brasil com países da América do Sul, citando nações governadas por presidentes de esquerda, simpáticos a Lula.
Sem citar nominalmente o adversário, o presidente chamou-o de "quadrilheiro".
"Não é apenas não voltar à cena do crime, esse tipo de gente tem que ser extirpado da vida pública", disse.
Nesta semana, a campanha do candidato à reeleição subiu o tom e passou a usar pessoas chamando o ex-presidente de ladrão em suas peças de propaganda no rádio e na TV. Segundo fontes da campanha, a ideia é intensificar ataques sobre casos de corrupção nas gestões petistas para desgastar Lula.
Bolsonaro, que em ato em Brasília mais cedo pediu que seus eleitores votem em outubro, disse no Rio aos apoiadores para não tentar convencer os esquerdistas.
"Faça o contrário, fale para ele convencer você a ser esquerdista. Vejam os argumentos deles. Não têm argumentos. São cabeças vazias. Pessoas que não têm nada a acrescentar", afirmou.
No Rio, o presidente também participou de uma motociata, depois esteve em um palanque oficial para acompanhar evento cívico-militar em comemoração ao Bicententário da Independência, antes de ir para o ato eleitoral.
(Reportagem de Ricardo Brito, em Brasília, e Rodrigo Viga Gaier e Gabriel Stargardter, no Rio de Janeiro)
0 comentário
Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
Ibovespa oscila pouco nos primeiros negócios após Natal
China revisa para cima PIB de 2023 mas vê pouco impacto no crescimento de 2024
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia