Ibovespa fecha em queda com Wall St e tombo do petróleo
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa teve queda nesta terça-feira, contaminado por Wall Street, com números de emprego acentuando preocupações sobre o ciclo de aumento dos juros nos Estados Unidos, enquanto Petrobras desabou na esteira do tombo do petróleo no exterior.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,68%, a 110.430,64 pontos. O volume financeiro somava 24,2 bilhões de reais.
Nos EUA, o S&P 500 recuou 1,1%, na terceira baixa seguida, com um aumento nas vagas de emprego em aberto em julho reforçando apostas de que o Federal Reserve manterá trajetória agressiva de aperto da política monetária.
O presidente do Fed de Nova York, John Williams, também disse nesta terça-feira que o BC dos EUA provavelmente precisará elevar sua taxa básica de juros acima de 3,5%.
Para o superintendente da Necton/BTG Pactual, Marco Tulli, o medo em relação aos próximos movimentos da taxa de juros dos EUA foi o maior peso negativo nos mercados. "E ainda teve Vale caindo", disse, mencionando peso relevante do papel no Ibovespa.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN desabou 5,95%, a 32,43 reais, com o declínio do petróleo no exterior endossando realização de lucros, após as ações renovarem máximas na véspera. No ano, ainda acumulam valorização de 70%. Além disso, o Itaú BBA cortou a recomendação da ações da estatal para "market perform" e o preço-alvo de 43 para 38 reais. No exterior, o Brent fechou em baixa de 5,5%.
- VALE ON perdeu 2,9%, a 64,97 reais, uma vez que os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram abaixo de 100 dólares a tonelada em meio a preocupações com as restrições da Covid-19 e limitações à produção de aço na China.
- BRF ON cedeu 1,1%, a 16,19 reais, após disparar quase 8,5% nos primeiros negócios, depois de anunciar que o presidente-executivo da companhia, Lorival Luz, renunciou ao cargo, e que ele será substituído por Miguel Gularte, que atuava como presidente da Marfrig. A Marfrig detém 33,27% da BRF, da qual é o maior acionista. MARFRIG ON fechou em queda de 3,78%, a 13,49 reais. O conselho de administração da Marfrig aprovou a eleição de Rui Mendonça Junior para ocupar o cargo de diretor presidente.
- LOCALIZA ON subiu 1,43%, a 62,23 reais, após relatório de analistas do JPMorgan elevando a recomendação dos papéis para 'overweight', com preço-alvo de 76,50 reais para o final de 2023.
- IRB BRASIL caiu 7,53%, a 1,72 real, renovando mínima histórica, batendo 1,68 real no pior momento. A poucos dias da precificação de uma oferta de ações, a resseguradora disse que acertou a venda de sua sede no Rio de Janeiro ao Sebrae/RJ por 85,3 milhões de reais.
- CVC BRASIL ON encolheu 8,15%, a 7,55 reais, com o setor ligadado a viagens pressionado diante da alta do dólar. GOL PN recuou 6,22% e AZUL PN cedeu 4,84%.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros