USDA informa venda de 264 mil t de soja para destinos não revelados e mercado especula China como destino
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou uma nova venda de soja nesta terça-feira (30). Foram 264 mil toneladas para destinos não revelados, sendo todo o volume da safra 2022/23.
As vendas feitas no mesmo dia, para o mesmo destino e com volume igual ou superior a 100 mil toneladas devem sempre ser informadas ao departamento americano.
A demanda chinesa tem se mostrado mais forte nas últimas semanas, refletindo, principalmente, uma melhora expressiva no setor da suinocultura. "Traders comentam que, na semana passada, a China comprou mais de 40 barcos divididos entre a janela de outubro a dezembro e para a nova safra brasileira", afirma a equipe da Agrinvest Commodities.
Ainda de acordo com a consultoria, na análise de Eduardo Vanin, os estoques de farelo de soja continuam recuando - já acumulando seis semanas neste movimento - diante de boas vendas que se registram para o derivado no país.
"As fábricas continuam vendendo para outubro, novembro e dezembro, aproveitando a alta dos basis no mercado interno. Essa soja ainda precisa ser comprada", detalha Vanin.
Do mesmo modo, o quadro do farelo é também um reflexo claro das melhoras que se observam no setor suinícola. Os preços da carne suína continuam subindo e, nesta terça-feira, encerraram o dia com seus mais altos patamares em 15 meses.
"A margem está girando entre 120 e 140 dólares por cabeça de animal abatido, o que vem incentivando a retenção de matrizes e de animais por mais tempo. Na mesma época do ano passado a margem estava negativa em 70 dólares", complementa o analista.
0 comentário
Importações de soja pela UE em 2024/25 aumentam 7% até 24 de novembro
Soja: Apesar de nova dispara do óleo em Chicago, preços do grão voltam a recuar nesta 3ª feira
Paraná passa a ter 92% da safra de soja em "boa" condição após seca no noroeste
Crise hídrica traz prejuízos para o desenvolvimento do plantio da soja em Palotina/PR
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 3ª frente a notícias que já conhece e de olho no financeiro
Concentração da colheita da soja no BR deve trazer impacto considerável aos preços no BR