HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Massa de ar frio derruba as temperaturas no Centro-Sul do BR e Inmet mantém alerta e risco de geada

Publicado em 29/08/2022 10:49 e atualizado em 29/08/2022 11:26
Próxima madrugada ainda será gelada, com geadas de intensidade fraca a moderada no Sul do país

Logotipo Notícias Agrícolas

A entrada de uma nova massa de ar frio já começou a derrubar as temperaturas no Centro-Sul do Brasil. Confirmando as previsões anteriores, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para declínio nas temperaturas em toda área neste início de semana. Também há condições para formação de geada na próxima madrugada em alguns pontos do Centro-Sul do país. 

De acordo com o aviso oficial publicado na página do Inmet, o declínio na temperatura vai maior que 5ºC e o alerta laranja é válido em todas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no centro-sul do Paraná, áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e extremo sul de Goiás. 

Veja o mapa de previsão das temperaturas mínimas nas próximas 93 horas: 

GIF 29-08-2022 10-52-23
Fonte: Inmet 

A previsão de geada do Inmet indica a condição para o evento climático com intensidade moderada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná na próxima madrugada. Em São Paulo e no sul de Minas Gerais os modelos indicam condição para geada fraca. 

"Aumenta o risco de ocorrência de geadas na metade sul do Paraná. A massa de ar polar se estabelece no sul do Brasil. Temperaturas mais baixas na divisa com Santa Catarina", acrescenta a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). 

De acordo com as previsões da MetSul, o declínio nas temperaturas deve ser sentido entre esta segunda e terça-feira (29) no Sudeste do Brasil. "O ar frio avança com vento moderado a forte, esperando-se rajadas durante seu ingresso em muitas cidades do Sul e do Sudeste", afirma a consultoria. 

Veja a previsão de frio da MetSul: 
 

Capturar

 

Já com relação à previsão de chuva, a atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê o retorno das chuvas mais expressivas apenas depois do dia 6 de setembro. 

De acordo com o modelo norte-americano, até lá, os modelos indicam condição para chuva apenas em áreas do Sul do Brasil, mas ainda com volumes mais baixos. 

A partir do dia 6, se confirmada, uma nova frente fria deve levar umidade até em áreas do Sudeste, com destaque para região de café e laranja entre São Paulo e Minas Gerais, com volumes entre 50mm e 60mm no período de sete dias. Para o Centro-Oeste, no entanto, os modelos ainda não mostram o retorno da precipitação. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA 290822
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário