Petróleo: Preço cai à mínima de 6 meses com cenário econômico; mercado aguarda acordo com Irã
Os preços do petróleo caíram cerca de 3% nesta terça-feira, para o menor nível desde antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, com dados econômicos estimulando preocupações sobre uma possível recessão global, enquanto o mercado aguardava clareza nas negociações para reviver um acordo que poderia permitir mais exportações iranianas de petróleo.
Os contratos futuros de petróleo Brent caíram 2,76 dólar, ou 2,9%, para 92,34 dólares por barril. O contrato atingiu o menor patamar da sessão em 91,71 dólares por barril, a mínima desde 18 de fevereiro.
O petróleo bruto WTI, dos EUA, caiu 2,88 dólares, ou 3,2%, para 86,53 dólares por barril. O benchmark baixou para uma mínima de 85,73 dólares por barril, a menor nível desde 26 de janeiro.
A União Europeia está avaliando a resposta do Irã ao que o bloco chamou de sua proposta "final" para salvar um acordo nuclear de 2015 e consultando os Estados Unidos, disse um porta-voz da UE nesta terça-feira.
O Irã respondeu a proposta na segunda-feira, mas nenhuma das partes forneceu detalhes.
"Ainda não está claro o que o Irã disse à União Europeia na noite passada, então alguns itens complicados podem afetar o resultado do acordo nuclear", disse o analista do UBS Giovanni Staunovo.
(Reportagem de Stephanie Kelly; com reportagem adicional de Ahmad Ghaddar em Londres e Muyu Xu em Cingapura)
0 comentário
Petróleo sobe 2% com avanço da guerra entre Rússia e Ucrânia
Petrobras propõe investimentos de US$111 bi em plano 2025-29, com alta de 9%
Preços do petróleo sobem com paralisação do campo Sverdrup e escalada da guerra na Ucrânia
Etanol e gasolina sobem, enquanto diesel mostra queda, aponta levantamento Veloe
Opep corta novamente previsões de crescimento da demanda de petróleo para 2024 e 2025
Petróleo cai em meio à decepção com estímulo chinês