Xi planeja viagem ao exterior e encontro com Biden, diz jornal
(Reuters) - Autoridades chinesas estão planejando uma possível viagem do presidente da China, Xi Jinping, ao Sudeste Asiático em novembro, para o que será a primeira viagem ao exterior do líder desde a pandemia da Covid-19 e incluirá uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou o Wall Street Journal nesta sexta-feira.
A equipe de Biden há muito procura e ainda não confirmou uma reunião pessoal entre os dois líderes para diminuir as tensões enquanto as duas potências discutem sobre Taiwan, comércio e uma série de outras questões.
A Casa Branca continua trabalhando pelo encontro, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto, e disse que Biden continua aberto a uma visita pessoal, inclusive à margem da reunião de novembro entre os países do Grupo dos 20, na Indonésia.
"Não temos detalhes sobre o momento ou a localização", disse uma autoridade dos EUA.
Xi e Biden discutiram a possível reunião durante uma ligação de mais de duas horas em 28 de julho, que incluiu conversas tensas sobre uma visita à ilha de Taiwan, reivindicada pelos chineses, pela presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi.
(Reportagem de Trevor Hunnicutt, Steve Holland e Michael Martina)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros