Plantio do trigo chega ao final com aumento de 8% na área em Santa Catarina
Podcast
Plantio do trigo chega ao final com aumento de 8% na área em Santa Catarina
O plantio da safra de trigo já está praticamente encerrado em Santa Catarina. Faltando a finalização apenas em algumas poucas regiões localizadas, a projeção de aumento na área cultivada em 2022 é de 5 a 8% com relação à safra anterior.
Segundo o presidente da Aprosoja SC, Alexandre Alvadi di Domênico, o produtor catarinense foi estimulado pelos bons preços de mercado do trigo e apostou na cultura. Além disso, também destaca a importância da segunda safra para diluir os custos das lavouras.
A colheita deve acontecer entre outubro e novembro, um período normalmente chuvoso e que pode tirar qualidade dos grãos até o último momento. Por isso, os produtores precisam se manter atentos aos tratos culturais ao longo do ciclo e continuar acompanhando as condições climáticas.
Já para a próxima safra de verão 2022/23, a liderança aponta que a maioria dos produtores já realizou as compras de insumos necessárias e travou custos com vendas futuras. Os custos de produção aumentaram, mas os produtores já sabem quais eles são e agora vão precisar de produtividade boa para conseguir rentabilidade em uma safra de margens apertadas.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja SC no vídeo.
0 comentário
Ano de 2024 foi desafiador para o setor de moagem de trigo, diz presidente da Abitrigo
Apenas da ótica do trigo, preços deveriam estar mais altos, mas pressão nas demais commodities influencia
Colheita do trigo perto do fim em Santo Ângelo/RS registra queda de produtividade e qualidade
Colheita do trigo avança no Rio Grande do Sul com produtividades baixas e custos elevados
Com impactos climáticos na produtividade nacional e desafios internacionais, setor do trigo é debatido em Congresso Internacional da Abitrigo
Trigo mais precoce sofre com bacteriose após chuvas intensas atingirem Carazinho (RS)