Wall St recua com perspectiva de recessão após novo declínio da economia
Os principais índices de ações dos Estados Unidos caíam nesta quinta-feira, afetados por previsões sombrias de Meta e Qualcomm, enquanto uma leitura preliminar mostrou que a economia dos Estados Unidos registrou nova contração no segundo trimestre, aumentando temores de que o país já esteja em recessão.
O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA caiu a uma taxa anualizada de 0,9% no último trimestre, informou o Departamento do Comércio do país. Pesquisa da Reuters com economistas apontava crescimento a uma taxa anualizada de 0,5% no segundo trimestre.
"A leitura de hoje só coloca lenha na fogueira de que já estamos ou estamos entrando em recessão", disse Mike Loewengart, diretor administrativo da E*Trade, do Morgan Stanley.
"Embora certamente esteja no lado negativo das estimativas, lembre-se de que uma queda de 1% é relativamente pequena e apoia a ideia de que qualquer ambiente recessivo será moderado."
Dois trimestres consecutivos de declínio na atividade são tradicionalmente considerados uma recessão, mas o grupo de pesquisa privado que é o árbitro oficial das recessões nos EUA analisa uma ampla gama de indicadores, incluindo o emprego e os gastos.
Preocupações com uma recessão atingiam as ações da Meta Platforms Inc, que despencavam 7,6% depois de a empresa registrar sua primeira queda trimestral nas receitas.
Já a Qualcomm Inc recuava 5,3%, após alertar que condições econômicas difíceis e uma desaceleração na demanda por smartphones podem afetar seus negócios de chips de celulares.
Às 11:42 (de Brasília), o índice S&P 500 perdia 0,72%, a 3.994,81 pontos, enquanto o Dow Jones caía 0,34%, a 32.089,37 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite recuava 1,14%, a 11.894,87 pontos.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros