Governo libera pagamentos para equalização de juros em créditos do Plano Safra 22/23

Publicado em 20/07/2022 16:55

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) – O governo federal autorizou o pagamento de equalização de taxas de juros em financiamentos rurais concedidos no âmbito do Plano Safra 2022/2023 e, na prática, os recursos devem estar disponíveis às instituições financeiras nesta quarta-feira.

O anúncio foi realizado na noite de terça-feira, em edição extraordinária do Diário Oficial da União, pelo Ministério da Economia.

O montante de recursos equalizados deve somar 115,8 bilhões de reais nesta temporada, conforme anunciou o Ministério da Agricultura anteriormente. Agora, 11 instituições poderão oferecer crédito rural com juros subsidiados: Banco do Brasil, Banrisul, BDMG, BNDES, BRDE, Caixa Econômica, Credialiança, Credicoamo, Cresol Confederação, Sicoob e Sicredi.

A liberação de recursos do Plano Safra 2022/23 com juros subsidiados pelo Tesouro ocorreu após a tramitação de um Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional.

Até a aprovação final, os produtores rurais tiveram um atraso médio de 20 dias para poderem acessar os recursos para equalização de juros, com impacto principalmente à agricultura familiar que é a principal dependente desta modalidade de financiamento.

O plano para a nova safra do Brasil, que projeta aumento de 36% nos financiamentos, com oferta de 340,88 bilhões de reais, tem programas com juros livres, controlados e equalizados (ou subsidiados pelo Tesouro).

A maior parte do plano envolve juros livres e controlados, cujas operações estiveram em andamento desde o anúncio pelo Ministério da Agricultura, no fim de junho.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário