Ucrânia denuncia ataque mortal com mísseis; guerra ofusca reunião do G20

Publicado em 15/07/2022 09:02

Logotipo Reuters

Autoridades ocidentais acusaram seus colegas russos de crimes de guerra nesta sexta-feira, depois que mísseis russos atingiram uma cidade ucraniana muito atrás das linhas de frente em um ataque que autoridades de Kiev disseram ter matado pelo menos 23 pessoas.

A Ucrânia afirmou que o ataque de quinta-feira a Vinnytsia, uma cidade de 370 mil habitantes a cerca de 200 quilômetros a sudoeste de Kiev, foi realizado com mísseis de cruzeiro Kalibr lançados de um submarino russo no Mar Negro.

O ataque foi o mais recente de uma série de ataques russos nas últimas semanas usando mísseis de longo alcance em prédios lotados em cidades distantes do front, cada um matando dezenas de pessoas.

A Rússia, que nega atacar civis, disse que o prédio atingido na quinta-feira era usado para treinar tropas. A Ucrânia afirmou que era um prédio de escritórios que abriga um centro cultural usado por veteranos aposentados.

O presidente Volodymyr Zelenskiy chamou a Rússia de Estado terrorista, pediu mais sanções contra o Kremlin e disse que o número de mortos em Vinnytsia pode aumentar.

"Infelizmente, este não é o número final. A remoção de detritos continua. Dezenas de pessoas estão desaparecidas. Há feridos graves entre os hospitalizados", declarou ele em um discurso em vídeo.

Zelenskiy disse em uma conferência internacional destinada a processar crimes de guerra na Ucrânia que o ataque foi realizado em "uma cidade comum e pacífica".

"Nenhum outro Estado no mundo representa uma ameaça terrorista tão grande quanto a Rússia", acrescentou Zelenskiy.

O serviço de emergência estatal da Ucrânia disse que três crianças, incluindo uma menina de 4 anos, foram mortas no ataque de quinta-feira. Outras 71 pessoas foram hospitalizadas e 29 pessoas estavam desaparecidas.

O órgão publicou uma foto em seu canal Telegram de um gatinho e um cachorro de brinquedo e flores na grama. "A garotinha Lisa, morta pelos russos hoje, tornou-se um raio de sol", disse. Imagens da menina, que tinha síndrome de Down, empurrando um carrinho como o encontrado nos escombros, se tornaram virais online.

O ataque a Vinnytsia ofuscou o início de uma reunião dos ministros das Finanças do G20 na sexta-feira, na Indonésia, onde representantes dos Estados Unidos e do Canadá acusaram autoridades russas presentes de culpa por atrocidades.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro no que chamou de "operação especial" para desmilitarizar e "desnazificar" seu vizinho. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, condenou a "guerra brutal e injusta" da Rússia e disse que as autoridades financeiras russas compartilham a responsabilidade.

"Ao iniciar esta guerra, a Rússia é a única responsável por repercussões negativas na economia global, particularmente nos preços mais altos das commodities", disse ela.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário