Ibovespa mostra fraqueza em dia marcado por expectativa pela ata do Fed
O Ibovespa mostrava certa hesitação nesta quarta-feira, em sessão marcada por intenso noticiário corporativo no Brasil, conforme persistentes preocupações com o ritmo da atividade econômica mundial dificultam uma recuperação vigorosa.
Às 11:53, o Ibovespa caía 0,3%, a 98.000,08 pontos, sem fôlego para sustentar a tentativa de recuperação ensaiada mais cedo, quando chegou a 99.141,21 pontos. O volume financeiro somava 6,6 bilhões de reais.
Investidores aguardam a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, prevista para a parte da tarde (15h, horário de Brasília), que pode dar sinais sobre os próximos passos do banco central norte-americano.
Preocupações de que BCs de países desenvolvidos talvez precisem promover um aperto monetário mais forte para combater a inflação têm minado a confiança nos mercados, em razão do risco de uma recessão na economia global.
Na visão da equipe da corretora Tullett Prebon no Brasil, a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed "é o evento do dia".
Em relação ao Brasil, agentes financeiros continuam avaliando riscos fiscais, embora tenham alívio nas notícias de que o texto da PEC dos Benefícios, também conhecida como PEC Kamikaze, aprovado no Senado não deve sofrer mudanças na votação na Câmara dos Deputados.
Do ponto de vista técnico, a equipe do Safra afirma que o Ibovespa segue em tendência de baixa no curto prazo e encontra suporte na faixa de 93.500 pontos, enquanto, do lado da alta, o índice encontra resistência em 100.700 pontos.
DESTAQUES
- HYPERA PHARMA ON avançava 5,6%, após notícia sobre eventual fusão envolvendo a farmacêutica. Uma fonte ouvida pela Reuters disse que a companhia discutiu com rivais - Grupo NC, dono da EMS, e Eurofarma - uma potencial transação, mas que as conversas estão inativas. A Hypera negou que tenha contratado banco para assessorá-la em processo de fusão e aquisição e que esteja conversando sobre fusão com empresas do setor.
- MULTIPLAN ON subia 3%, após divulgar que as vendas totais nos shopping centers da companhia no segundo trimestre subiram 64,5% ante o mesmo período do ano passado, para 4,9 bilhões de reais, recorde para um segundo trimestre. Analistas do BTG Pactual consideraram os números "muito fortes", acrescentando que reforçam a visão positiva deles para os shoppings brasileiros e reiterando recomendação de "compra" para os papéis da Multiplan.
- CCR ON valorizava-se 2,9% após acordo entre Itaúsa e Votorantim para compra da participação detida pela Andrade Gutierrez no grupo de concessões de infraestrutura por 4,1 bilhões de reais. ITAÚSA PN tinha queda de 0,24%. Além do prêmio sobre os preços da ação, analistas do Bradesco BBI destacaram que a notícia é positiva para a CCR, pois, se aprovado pelo Cade, pode fortalecer a estrutura de governança corporativa da empresa.
- PETROBRAS PN recuava 3,5%, em mais uma sessão de fraqueza dos preços do petróleo no exterior, acentuando as perdas da véspera, quando as cotações do Brent desabaram 9,5%. Nesta sessão, o Brent perdia cerca de 2,6%. No setor, 3R PETROLEUM ON registrava um declínio de 7,2% e PETRORIO ON perdia 5,15%.
- GOL PN caía 4,1% e AZUL PN cedia 3,6%, ampliando as perdas da véspera. A Petrobras promoveu mais um aumento no preço médio do querosene de aviação (QAV), agora em torno de 3,9%. Ainda de pano de fundo, o dólar superou 5,40 reais mais cedo, enquanto o Barclays cortou o ADR da Azul para "underweight" e o seu preço-alvo de 17 para 7 dólares e reduziu o ADR de Gol para "equal-weight", diminuindo o preço-alvo de 9 para 4 dólares.
- AMBIPAR ON disparava 13,4%, maior alta do índice Small Caps, após a empresa de serviços ambientais Ambipar divulgar mais cedo que sua subsidiária Emergência Participações firmou um acordo com a HPX para formar a Ambipar Emergency Response, que terá ações listadas em Nova York.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros