Trabalhadores de petróleo da Noruega devem entrar em greve na terça-feira, cortando produção
Por Gwladys Fouche
OSLO (Reuters) - Os trabalhadores da indústria de petróleo offshore da Noruega devem entrar em greve na terça-feira, em uma ação que reduzirá a produção de petróleo e gás, já que as negociações em curso não avançaram, disseram o sindicato e o lobby que representa as empresas de petróleo nesta segunda-feira.
"Como está agora, haverá uma greve esta noite", disse um porta-voz da Associação Norueguesa de Petróleo e Gás (NOG) à Reuters. "A situação está bastante travada... Nenhuma conversa está agendada para hoje."
A ação da indústria começará à meia-noite no horário local em três campos --Gudrun, Oseberg South e Oseberg East-- e depois se expandirá para três outros campos --Kristin, Heidrun e Aasta Hansteen-- a partir de meia-noite de quarta-feira.
Um sétimo campo, Tyrihans, terá que fechar porque sua produção é processada em Kristin.
Até terça-feira, a produção de petróleo seria reduzida em 89.000 barris de óleo equivalente por dia (boepd), disse a Equinor. Já a produção de gás seria cortada em 27.500 boepd, ou 4,4 mcm por dia, acrescentou.
Até quarta-feira, uma greve reduziria a produção de gás do país em 292.000 barris de óleo equivalente por dia, ou 13% da produção, disse a NOG no domingo.
A produção de petróleo diminuiria em 130.000 barris por dia, acrescentou o lobby, correspondendo a cerca de 6,5% da produção da Noruega, segundo cálculo da Reuters.
O governo norueguês disse estar acompanhando o conflito "de perto". Ele pode intervir para interromper uma greve se houver circunstâncias excepcionais.
A greve, na qual os trabalhadores exigem aumentos salariais para compensar o aumento da inflação, ocorre em meio aos altos preços do petróleo e do gás, com o fornecimento de gás para a Europa especialmente apertado após cortes nas exportações russas.
0 comentário
Petróleo registra ganho semanal com clima mais frio e estímulos da China
Petróleo deve registrar ganhos semanais enquanto mercado observa apoio político dos EUA e da China
Preços do petróleo sobem perto de 2% com otimismo sobre China
Preços do petróleo sobem com otimismo da China enquanto investidores retornam após férias
Petróleo sobe com aumento da demanda por diesel em negociações fracas de fim de ano
Gabinete iraquiano aprova projeto de oleoduto Basrah-Haditha de US$ 4,6 bilhões