Mapa e Sudene formalizam ações de cooperação técnica para o AgroNordeste
Com intuito de ampliar e qualificar o atendimento aos empreendedores rurais, fortalecer as atividades produtivas e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região Nordeste, do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinou, nesta quinta-feira (30), carta de intenções com a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O objetivo dessa parceria é promover, por meio de um acordo de cooperação técnica, a articulação entre o Projeto de Desenvolvimento Federativo (Sudene) e o Plano AgroNordeste (Mapa), incluindo as ações do AgroNordeste Digital, contribuindo para um maior apoio técnico e institucional aos municípios contidos nos 16 territórios prioritários atendidos pelo Plano.
O evento de assinatura ocorreu em Recife (PE), com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação, Cleber Soares, e o superintendente da Sudene, general Carlos César Araújo Lima.
“Existe uma convergência entre as ações do projeto de desenvolvimento federativo da Sudene e os objetivos do programa AgroNordeste. A parceria com a Sudene maximiza os esforços em curso para promover desenvolvimento e inovação agropecuária na região Nordeste e no norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo", destacou Cleber Soares.
O superintendente da Sudene, general Araújo Lima, ressaltou a importância da parceria com o AgroNordeste, “que já tem uma ampla experiência em políticas e ações voltadas aos municípios". "A nossa intenção é trabalhar juntos e ampliar a atuação do Programa de Desenvolvimento Federativo, atendendo cada vez mais municípios”.
Estiveram presentes ao evento representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Regional, da Superintendência Federal da Agricultura de Pernambuco, da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF), do Banco do Nordeste (BNB), da Caixa Econômica Federal, entre outras instituições.
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes