Sorriso/MT começa colheita com alta produtividade, mas se preocupa com logística para armazenar e distribuir os grãos
Podcast
Sorriso/MT começa colheita com alta produtividade, mas se preocupa com logística para armazenar e distribuir os grãos
A colheita da segunda safra de milho já avançou para 30% das lavouras em Sorriso no Mato Grosso após boas condições de secagem dos grãos nos últimos dias. Até esse momento, os rendimentos obtidos pelos produtores estão elevados.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT, Silvano Felipetto, as produtividades dessas lavouras iniciais estão entre 110 e 160 sacas por hectare, registrando média de 130 sc/ha. Para o restante da colheita, é esperado uma redução nesse patamar, já que os milho semeados após 10 de fevereiro sofreram com a falta de chuvas ao longo do ciclo.
A grande preocupação no momento é para a questão logística de armazenamento e distribuição desses grãos. A liderança destaca que já há milho para fora dos armazéns, que estavam cheios de soja, e que o escoamento da produção via BR-163 é difícil e perigoso.
Entre as alternativas possíveis está o investimento em sistemas de armazenamento dentro das próprias propriedades e o aguardo pela duplicação da BR-163 e da chegada de outros modais como ferrovias e hidrovias.
De olho no mercado, o presidente relata que, ao menos 50% da produção já havia sido negociada antes do início da colheita e que novas comercializações seguem acontecendo com produtores aproveitando os bons preços e já se preparando para as próximas safras que vão vir pela frente.
Para a safra de soja 2022/23, Felipetto conta que muitos produtores já estão comprados e recebendo seus fertilizantes, químicos e sementes. Já para a safrinha de milho de 2023 a preocupação é maior, já que quase ninguém fechou compras de insumos.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Sorriso/MT no vídeo.
0 comentário
Milho emenda sexta queda consecutiva e B3 atinge menores patamares em um mês nesta 5ªfeira
Getap 2024: premiação deve ter altas produtividades para o milho inverno 24
Cotações do milho recuam nesta quinta-feira na B3 e em Chicago
Preços futuros do milho começam a quinta-feira na estabilidade
Radar Investimentos: Plantio do milho na Argentina alcançou na última semana 38,6%
Milho inverte o sinal e termina o dia com pequenas altas na Bolsa de Chicago