Bolsonaro sanciona lei que prorroga benefício tributário a produtos da cadeia de exportação
O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira lei que prorroga por um ano mecanismo que concede benefício tributário a produtos da cadeia de exportação, conforme publicação no Diário Oficial da União.
A medida estende excepcionalmente o regime de "drawback" --isenção e suspensão de alguns tributos sobre materiais utilizados para a fabricação de mercadorias destinadas à exportação.
“A ampliação dos prazos tem o objetivo de ajudar na inserção internacional dos produtos voltados à exportação, além de reduzir os impactos da atual crise global”, informou o Ministério da Economia em nota.
Em 2021, foram exportados 61 bilhões de dólares com o emprego do mecanismo de drawback, o que representa 21,9% das vendas externas totais do Brasil no período, segundo dados da pasta.
Com a sanção do texto, também foi validada a desoneração do Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante (AFRMM) sobre a importação de insumos no âmbito do regime de drawback. Essa medida entra em vigor em 2023.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros