Corredor de Grãos: Negociações pouco avançam na Turquia nesta 4ª ao não ser considerada retirada das sanções sobre a Rússia
A reunião desta quarta-feira (8) que aconteceu em Ancara, capital da Turquia, para discutir a criação de um corredor humanitário para a exportação de produtos agrícolas da Ucrânia pelos portos da região do Mar Negro terminou sem uma definição. Todavia, de acordo com informações apuradas pela Agrinvest Commodities, "as negociações foram frutíferas e o reinício das exportações de grãos ucranianos já está sendo considerado 'razoável'", como declarou o Ministro das Relações Exteriores turco Mevlut Cavusoglu.
As resistências por parte de Rússia e Ucrânia, porém, ainda são impecilhos para que as conversas avancem e as medidas possam ser realmente efetivadas. Afinal, Moscou ainda impõe como uma de suas condições a retirada das sanções que estão impostas sobre o país para que garanta o escoamento deste produtos.
"Os esforços turcos para amenizar a crise global alimentar encontraram resistência e dificuldades, com a Ucrânia afirmando que a Rússia da Rússia e da Ucrânia, uma vez que ambos estão impondo condições difíceis, em especial o fim das sanções", noticiou a Reuters Internacional. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou ainda que volumes russos de grãos só serão entregues ao mercado internacional caso as sanções sejam, de fato, suspensas, e complementa dizendo que sobre isso ainda não há conversas substanciais.
Além das negociações travadas, a criação do corredor também trava no processo da retirada das minas que estão nas proximidades dos portos localizados no Mar Negro. "Mesmo que os portos quisessem reabrir amanhã, levaria algum tempo até que os navios pudessem entrar ou partir. A remoção completa das minas marítimas nas áreas portuárias levaria vários meses", afirma à Bloomberg o assessor especial de segurança marítima da Organização Marítima Internacional, Peter Adams.
O tema foi abordado na reportagem que você pode conferir com o link abaixo, no Notícias Agrícolas, nesta terça-feira (7):
Além das minas, ainda há questão de custos muito mais altos para as rotas localizadas naquelas regiões. "Os custos de frete e seguro aumentaram depois que vários navios mercantes foram atingidos nos primeiros dias da invasão da Rússia, e algumas companhias de navegação ainda estão evitando o Mar Negro. Três minas foram detectadas flutuando livremente em março, duas na costa da Turquia e uma perto da Romênia. No noroeste do Mar Negro, perto da Ucrânia, os navios comerciais pararam de operar", explicou Adams à agência internacional de notícias.
Volátil e ainda muito focado na "logística da guerra", o mercado do trigo que operou boa parte do dia em campo negativo, voltou a subir timidamente e fechou o pregão desta quarta-feira na Bolsa de Chicago com ganhos de 3 a 6 pontos nos contratos mais negociados. Os futuros do milho, da soja e do óleo de soja também subiram na CBOT.
Com informações da Reuters Internacional e da Bloomberg
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