Liderança aponta que Piauí apostou em aumento de área de milho safrinha, mas clima prejudicou a média produtiva
Podcast
Entrevista com Alzir Pimentel Aguiar Neto - Presidente da Aprosoja Piauí sobre a Safra de Milho
As chuvas que caíram no Estado do Piauí em outubro do ano passado adiantaram a safra de soja e, por consequência, a segunda safra de milho. De acordo com o presidente da Aprosoja do Estado, Alzir Pimentel Aguiar Neto, esse adiantamento fez com que os produtores se animassem em ampliar a área do milho em cerca de 34%, o que equivale a 130 mil hectares em comparação a 2021.
Ele pontua que a segunda safra plantada com o milho ainda é algo incipiente no Piauí e que, mesmo com o aumento da área, a média produtiva deve ser um pouco mais baixa do que o de costume devido a falta de chuvas no período de enchimento de grãos, especialmente no final de fevereiro/começo de março.
"Em anos bons, em que tudo correu dentro da normalidade na segunda safra, já vimos colheita de 150 sacas por hectare. Ainda é um pouco cedo para se falar em médias de produtividade para entre ano, mas a variação deve ficar em torno de 80 a 90 sacas por hectare, pensando preliminarmente. Só com o início da colheita poderemos ter uma visão mais global", disse.
Aguiar Neto explica que melhores índices de produtividade só devem ocorrer se houver chuvas mais volumosas e bem distribuídas agora no mês de maio.
0 comentário
Falta de demanda pesa mais do que clima e milho fecha 6ªfeira recuando em Chicago
Balanço da Conab aponta crescimento de 70% nas vendas do ProVB em 2024
Vendas semanais abaixo do esperado trazem mais pressão negativa para o milho em Chicago
Dólar alto no exterior pressiona e futuros do milho abrem a 6ªfeira recuando em Chicago
Preço do milho fecha 5ªfeira com movimentações mistas na B3
Avança colheita de milho para silagem e os resultados são adequados