Milho safrinha em Palotina (PR) com expectativa de produtividade entre 150 a 160 sacas por hectare
Podcast
Entrevista com Edmilson Zabot - Vice-Pres. Sind. Rural de Palotina - PR sobre a Safra de Milho
O clima tem favorecido o desenvolvimento do milho safrinha em Palotina, no Paraná, segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do Município, Edmilson Zabot. Ele explica que além disso, a adubação nesta safrinha tem sido "turbinada" por insumos que sobraram das safras anteriores de milho e soja, frustradas por intempéries climáticas.
"Apesar de ainda ser cedo, se espera uma produtividade entre 150 a 160 sacas por hectare, o que já é algo a mais do que a média para Palotina. Tem ainda aqueles produtores que plantam em um sistema muito mais tecnológico e que podem chegar a 180 sacas por hectare", aponta.
Ainda que no momento o cereal esteja com bom desenvolvimento, Zabot afirma que no início do crescimento da splantas houve ataques da cigarrinha-do-milho e de percevejos, e em algumas áreas mais afetadas o produtor precisou fazer até cinco aplicações para controlar os danos. "Acredito que 0,5% da área de milho atacada tenha tido alguma perda porque o produtor perdeu o "timing" do manejo, mas é tão pouco que ainda nem foi contabilizado", explica.
Mesmo com uma safra tão promissora, Zabot pontua que os produtores evitaram estabelecer contratos de venda - algumas trocas por insumos, sim - mas sem comprometer muito da produção. "O produtor está escaldado pela frustração com as perdas nas últimas safras, muitos não conseguiram cumprir contrato e dividiram para cumprir comn esta safrinha e com a próxima. Agora o foco é colher e só depois pensar em negociar", afirmou.
0 comentário

Vencimento maio/25 sobe 3% nesta terça-feira e milho passa dos R$ 84,00 na B3

B3 amplia ganhos e milho salta 2% nesta terça-feira

Manejo eficiente mantém população de cigarrinha-do-milho em baixa no estado de SC

Plantio da milho segunda safra se aproxima de 90% no Brasil, indica Conab

Cotações do milho na B3 estendem ganhos e abrem a terça-feira subindo até 1,5%

Radar Investimentos: mercado de milho no Brasil segue sustentado no curto prazo