Guerra na Ucrânia e crise econômica russa afetarão demanda por café, diz hEDGEpoint
Por Marcelo Teixeira
NOVA YORK (Reuters) – A guerra na Ucrânia e o impacto das sanções à economia russa prejudicarão a demanda global por café e levarão a um superávit de oferta na temporada 2022/23, disse a hEDGEpoint em relatório nesta quarta-feira.
A empresa de gestão de risco e hedge de commodities agrícolas e energéticas estima que a Rússia, um dos maiores consumidores de café do mundo, reduzirá em quase 1 milhão de sacas o consumo devido às dificuldades no comércio e aos altos preços, que reduzirão as compras em supermercados e cafeterias do país.
A hEDGEpoint projetou que o deslocamento de milhões de pessoas na Ucrânia reduzirá a demanda de café naquele país em quase 400 mil sacas.
“Já houve um aumento acentuado de cerca de 20% nos preços do café na Rússia”, disse a analista de café Natalia Gandolphi, acrescentando que os estoques no país devem permanecer em um nível regular apenas até julho.
Como resultado da queda na demanda de café na Ucrânia e na Rússia, a consultoria cortou sua estimativa para o saldo global de oferta 2021/22 (outubro-setembro) para um déficit de 7,21 milhões de sacas, de um déficit de 8,68 milhões de sacas observado em fevereiro.
A projeção para a temporada 2022/23, sem sinais de fim da invasão russa no curto prazo, passou de um déficit de 2,42 milhões de sacas para um superávit de 1,29 milhão de sacas.
O déficit na temporada atual (2021/22) continua grande, apesar das perdas de demanda relacionadas à guerra, uma vez que o Brasil, maior produtor, deve ter outra safra abaixo da média devido a uma seca histórica em 2021.
1 comentário
Robusta fecha com leve alta nesta 5ª feira (28) e amplia ganhos expressivos das última sessões
Robusta passa a registrar leves altas em Londres e amplia sequência de ganhos
Futuros do robusta abrem em baixa nesta 5ª feira após ganhos de até 7,85% na última sessão
Plataforma Global do Café troca de presidência e reforça o protagonismo da cafeicultura sustentável da América Latina
Diante da movimentação do mercado a expectativa é que o preço do café alcance novas altas nas bolsas internacionais
Café: preocupações com o fornecimento global mantêm ganhos de mais de 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (27)
Raquel Vilela Miranda Trieste
Li, reli, li mais um vez, outra vez e não entendi a conta
Trata-se de tradução mal feita por isso gera confusão --- A única coisa clara é que a guerra gerará uma redução 1,4 milhões de saca de café
Ser. Carlo, no consumo ou na produção Mundial???
Pois é depois que escrevi percebi que faltava a palavra
DEMANDA
Quer dizer o assunto desse artigo é uma previsão, isto é, um chute do jornalista--na verdade o mercado é uma incógnita porque se todo mundo tivesse conhecimento do futuro todo ia ficar rico inclusive na loteca