Desempenho do frango (vivo e abatido) na 8ª semana de 2022, quarta de fevereiro
Como o AviSite previu, o frango abatido encerrou a quarta semana de fevereiro, oitava de 2022, alcançando as melhores cotações de 2022. O que resta saber é se esse desempenho foi ocorrência natural de mercado, típica da aproximação de um novo mês (quando as vendas são impulsionadas) ou se foi pura antecipação para as baixas vendas no período de Carnaval (28 de fevereiro e 1º de março).
Independentemente de qual seja a verdadeira explicação a realidade é que mesmo registrando forte reação no decorrer da semana passada (na média, alta de 4% em relação à semana retrasada), o frango abatido chegou ao final de fevereiro com um valor apenas 2% superior ao do mês anterior (ocasião em que os preços retrocederam, em valores reais, ao menor patamar em quase 20 meses) e ainda registrando queda de quase meio por cento em relação a fevereiro de 2021.
Por sua vez, o frango vivo continua – ao menos no interior paulista – na mesma marcha lenta de semanas e meses anteriores. Assim, permanece há mais de sete semanas com a cotação inalterada em R$4,90/kg, mas como a demanda é mínima, sujeita-se na venda a descontos variáveis.
É, note-se, uma situação diferente da observada em Minas Gerais, onde, desde a semana passada, o mercado do frango vivo se tornou firme a ponto de possibilitar duas correções de preço – uma de cinco centavos, outra de 10 centavos. Com isso, cotado a R$4,85/kg, o frango mineiro se encontra agora a apenas cinco centavos de distância do produto paulista.
Teoricamente, seria nesta quarta-feira, dia 2 de março, que o ano de 2022 começaria de verdade no Brasil. Mas agora há uma pandemia que ainda pede prudência e dificulta o retorno à plena normalidade e, para piorar tudo, parte do Hemisfério Norte se encontra em estado de guerra.
Não se sabe onde isso vai levar. No ano passado, foi mais ou menos nesta época que frango vivo e abatido deram os primeiros sinais de reversão e iniciaram uma caminhada de recuperação que só cessaria quase nove meses depois.
A torcida, agora, é para que isso se repita. E não se trata de simples desejo, mas de pura necessidade.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24