Pesquisa para o próximo levantamento da safra de grãos termina nesta sexta em MT

Publicado em 22/02/2022 14:40

Até esta sexta-feira (25), técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam o levantamento das informações para estimar os números da safra de grãos e fibras em Mato Grosso. Os trabalhos tiveram início ainda nesta semana e ocorrem de maneira remota. 

As atenções neste momento se voltam às estimativas de produtividade média de culturas como a soja e o arroz, semeadas na 1ª safra, bem como às projeções de área plantada com culturas de 2ª safra, como algodão e milho. Esta temporada tem sido marcada por precipitações pluviométricas abundantes e generalizadas, antecipação dos trabalhos de plantio e colheita em relação a todas as culturas, desde a 1ª safra, com consequente redução de risco para culturas de 2ª safra.

A apuração é realizada em 81 municípios do estado mato-grossense, divididos em 8 roteiros de pesquisas, que levam em conta as cidades que apresentam maior participação no agronegócio estadual. 

O objetivo da pesquisa é buscar dados a respeito das variáveis mais relevantes acerca da safra estadual, tais como: área plantada, perspectivas de produtividade média, desenvolvimento das lavouras, incluindo informações sobre o estágio predominante da cultura, influência das condições climáticas sobre as culturas, controle de eventuais pragas e doenças, evolução dos trabalhos de colheita e plantio, bem como aspectos mercadológicos, a exemplo da comercialização, entre outros aspectos.

O resultado consolidado da pesquisa fará parte do 6º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22, que será divulgado pela Companhia, em âmbito nacional, no próximo dia 10 de março.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Conab

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário