Expo 2020: ApexBrasil promove sabores da Amazônia em Dubai com apresentação do chef Thiago Castanho
A gastronomia carrega, além dos sabores, as tradições, os saberes e a identidade de seus povos. É, sobretudo, uma expressão cultural. Nos Emirados Árabes Unidos, através de show gastronômico do chef paraense Thiago Castanho, pessoas de todo o mundo puderam viajar pelas nuances naturais e culturais da Amazônia na Expo 2020 Dubai.
No Pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Castanho mostrou o maior e mais diversificado bioma brasileiro usando ingredientes e modos de preparo tradicionais de sua região. O menu, apresentado no Pavilhão Brasil na quinta-feira (18) a convidados, contou com entrada de pamonha de arroz na folha de bananeira, pirarucu, que é um dos maiores peixes de água doce do planeta e nativo da Amazônia, e moqueca. O prato principal foi pirarucu na folha de bananeira, feijão manteiguinha e nhoque de banana da terra, seguido por uma rica sobremesa de mousse de chocolate da Amazônia com geleia de cupuaçu e cacau crocante.
Thiago apresentou ainda um prato extra além do cardápio planejado: peixe frito com açaí, servido de forma típica do Norte brasileiro. Isso ocorreu porque ingredientes tradicionais do Brasil foram encontrados nos Emirados Árabes Unidos, fato que surpreendeu de forma positiva o chef Castanho: “O açaí foi uma surpresa. Eu não ia colocar no cardápio, mas encontrei aqui e decidi colocar como prato extra. Tinha pedido outros peixes e, então, quando me disseram que tinha pirarucu aqui, falei: ‘Sério? Então vamos colocar também o pirarucu do Brasil'”, contou.
Amanhã (23), Thiago fará mais uma apresentação, dessa vez com receitas exclusivamente à base de mandioca. “Uma das características da culinária amazônica é a grande variedade de subprodutos da mandioca. Pode-se dizer que da mandioca se usa tudo, inclusive a folha da espécie que é venenosa quando crua e que após o cozimento perde todo o cianeto, virando um belíssimo prato tradicional. Meu propósito de trabalho, desde o início, é divulgar a realidade de onde vivo da melhor forma possível. Mostrar a cultura do povo é se apropriar do conhecimento que temos e mostrar que não somos uma despensa, e sim um poço de cultura, conhecimento e tecnologia, seja ela de comunidades tradicionais ou de grandes cidades”, destacou o chef.
Divulgação da gastronomia como estratégia de negócios
Os cooking shows são promovidos pela ApexBrasil, com apoio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, e desde novembro de 2021 fazem parte da programação do Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai. Além da Amazônia, foram apresentados por renomados profissionais da gastronomia os biomas Caatinga, Cerrado e Pantanal. Em março, será a vez do Pampa, com show do chef Guga Rocha.
As apresentações valorizam não só as tradições e a diversidade natural brasileiras, mas também colocam na vitrine a produção agropecuária nacional e a qualidade do alimento que o Brasil produz, como explica a analista da Gerência de Agronegócio da ApexBrasil, Luciana Furtado: “A gastronomia é uma forma de posicionar a imagem do Brasil como protagonista da segurança alimentar, valorizando os produtos e serviços relacionados ao agronegócio. A Expo 2020 permite que mostremos esse potencial para o mundo”.
Peixe e mandioca: diversificação da agenda exportadora
O cooking show de Thiago Castanho foi importante para apresentar o peixe brasileiro, colocando em evidência sua qualidade e diferentes formas de preparo. O mesmo ocorrerá com a mandioca, protagonista do show gastronômico do dia 23 de fevereiro. Essa forma de divulgação fomenta ainda mais mercados que são crescentes para a economia brasileira.
Em 2021, a piscicultura brasileira exportou 78% a mais de receita em relação ao ano anterior. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em volume, foram 9,9 mil toneladas, o que representou 49% de crescimento em relação a 2020. Entre os principais destinos, estiveram Estados Unidos, Colômbia e China. Os estados que mais exportaram foram Mato Grosso do Sul, com 37% do volume financeiro movimentado, e o Paraná, com 34%. A tilápia foi a espécie mais exportada, liderando, desse modo, a produção nacional.
Apresentar espécies exóticas a um país que não é um tradicional importador de peixe brasileiro, como os Emirados Árabes Unidos, é um meio pelo qual o Brasil pode expandir o leque de compradores internacionais, promovendo ainda mais o desenvolvimento regional.
É o caso também da divulgação da mandioca na Expo 2020. O Brasil é o 5º maior produtor mundial de mandioca e também um grande consumidor, chegando a importar fécula para atender a demanda interna. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em 2021, as exportações somaram mais de 28 mil toneladas, um aumento de 107% em comparação com 2020.
Entre os principais compradores, estão Estados Unidos, Holanda, Portugal e Bolívia. Em geral, os países árabes costumam importar mandioca de países asiáticos por questões de custos logísticos. O Brasil, no entanto, continua divulgando a mandioca brasileira nos países do Golfo para entrar de vez nesse mercado. Na Gulfood, por exemplo, maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, que aconteceu em Dubai esse mês, a empresa brasileira Amidos Mundo Novo concretizou a venda de 200 toneladas de fécula de mandioca para o Líbano, demonstrando, na prática, os resultados das estratégias de divulgação.
Expo 2020 Dubai
A Expo 2020 Dubai é uma exposição universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Esta edição ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, desde o dia 1º de outubro de 2021 até o dia 31 de março de 2022. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos. Reunirá diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.
ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e de Investimentos (ApexBrasil) é a responsável pela organização do Pavilhão do Brasil na Expo 2020 Dubai. Ela atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil.
O portfólio de serviços da agência vai desde a preparação de inteligência de dados de mercado para conectar o investidor a autoridades de alto nível, oferecendo soluções para diversos setores da economia. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC