Inmet: Tempestade e risco de granizo no Brasil; Onda de calor persiste até dia 24 na faixa oeste da região Sul
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicam que a quinta-feira (20) será marcado por chuvas pontuais em boa parte do Brasil, sendo os maiores volumes previstos apenas para o norte do país nas próximas horas.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, as chuvas começam a retornar para o Centro-Oeste do Brasil nesta quinta, mas ainda de forma muito irregular. Além disso, devido às altas temperaturas dos últimos dias, boa parte do Brasil Central tem risco de queda de granizo nas próximas 24 horas.
O Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas na área, válido no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste de Goiás, oeste do Tocantins, São Paulo, sul de Minas Gerais, áreas do Paraná e de Santa Catarina.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial na página do Inmet.
A tendência, de acordo com o modelo Cosmo do Inmet, é que a condição do tempo permaneça assim nessa área durante o final de semana, com chuvas com características típicas do Verão, acontecendo em forma de temporal, podendo ter queda de granizo e com irregularidade nos volumes e na distribuição.
"O ar quente e úmido predomina sobre o sobre o Brasil e nuvens carregadas se formam sobre a maioria das áreas do país. A chuva pode ser fato em vários estados. Uma frente fria se afasta sobre o oceano, na altura do litoral do Rio Grande do Sul", complementa a previsão da Climatempo.
No Sul do Brasil, as chuvas continuam restristas ao sul do Rio Grande do Sul. O modelo mantém a previsão de precipitação apenas nessa área, e sem volume muito expressivo. Paraná e Santa Catarina têm previsão apenas de chuva pontual em algumas áreas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas:
ONDA DE CALOR
Segundo o Inmet, a onda de calor deve permanecer na faixa oeste do Sul do Brasil até o dia 24 de janeiro. Nas demais áreas da região, a sensação de calor já começou a diminuir, mas o tempo muito seco continua levando muita preocupação para as áreas de produção agrícola.
"As temperaturas, que caíram levemente, vão voltar a subir e o fim desta semana será de muito calor em áreas da região. As máximas vão atingir valores extremos, próximas ou superiores aos 40ºC", acrescenta a previsão da Climatempo.
Veja o mapa de previsão de temperatura no Sul do Brasil:
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil