Comemorando o Dia Internacional do Café, lideranças do setor falam sobre a sustentabilidade e qualidade da produção brasileira
Em comemoração ao Dia Internacional do Café, comemorado neste 1º de outubro, representantes do Brasil participam de uma série de eventos com objetivo de divulgar o trabalho da cafeicultura nacional.
Na manhã desta sexta-feira (1º), Marcos Matos, diretor executivo do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e Vanúsia Nogueira, diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais participaram do evento "Giornata Internazionale del Caffè: La Sostenibilità del Caffè Brasiliano". O evento teve como objetivo divulgar as práticas sustentáveis ambiental e social na cultura do café no Brasil, aliadas à excelência e à variedade do produto.
O primeiro a falar no evento virtual foi Marcos Matos, que colocou em destaque os trabalhos de toda cadeia produtiva do país em prol da sustentabidade. Segundo o executivo, o produtor brasileiro tem feito a lição de casa, atendendo não só o grande fluxo do comércio, mas também as exigências globais do mercado. "Isso mostra que estamos atentos. O consumo do café brasileiro em 120 países, gera progresso humano e isso é sustentabildiade em todos os eixos, em todos os pilares", afirmou.
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Marcos destacou ainda a importância dos projetos sociais e sustentáveis realizados pelos exportadores do país. Entre eles o programa Café Seguro, que tem como objetivo conscientizar e orientar o produtor de café sobre os cuidados na produção que garantam um grão livre de contaminantes.
"A necessidade de um trabalho de orientação aos cafeicultores surgiu com as crescentes exigências do mercado, tanto interno quanto externo. O programa visa evitar problemas futuros, como por exemplo a ocorrência de resíduos acima dos limites toleráveis nos grãos de café, observados em importantes mercados importadores ainda em pequena escala", destacou o Cecafé.
Ainda em relação aos projetos sociais, Marcos destacou o "Criança do café na Escola", que tem como objetivo inserir crianças da comunidade cafeeira no mundo digital. "Todo esse universo de inclusão digital, 30% foi realizado em parceria entre exportadores brasileiros e italianos. A Itália acredita muito no Brasil", comentou.
Já a diretora executiva, Vanúsia Nogueira, abriu a apresentação destacando que além de ser o maior produtor e exportador do mundo, o Brasil também tem em seu DNA o hábito de consumir café diariamente, ficando para trás apenas dos Estados Unidos, de acordo com números oficiais.
"Além disso, o Brasil tem duas palavras-chave dentro da produção: qualidade e sustentabilidade. Tem um dado muito importante de que 30% do café com certificação de sustentabilidade disponível no mercado é proveniente do Brasil. Nós somos a maior fonte de café sustentável do mundo", comentou Vanúsia.
Outro ponto importante, destacado pela executiva, é que o Brasil tem consistência na entrega, apesar de todos os problemas, sobretudo apesar das questões climáticas que vêm tirando o sono do produtor nos últimos dois anos. "Somos capazes de ofecerer blends com características similares, todos os anos para todos vocês, mantendo assim a imagem de segurança que o Brasil oferece", disse.
Comentou ainda o avanço do Brasil quando o assunto é qualidade. O país hoje é o maior fornecedor de cafés acima de 80 pontos do mundo. "Por isso queremos produtores prósperos para engajar cada vez mais as novas gerações e isso só se consegue trabalhando com muita inovação e tecnologia", destacou.
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