Outubro vai começar com pancadas de chuvas espalhadas pelo Brasil
Outubro vai começar com pancadas de chuva em várias partes do país. De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o novo mês tem como característica um aumento nas precipitações, o retorno do corredor de umidade ligando norte a sul no país e levar alívio para as principais áreas de produção do Brasil.
Consequência das altas temperaturas, condição também característica da Primavera, as chuvas tendem a acontecer com intensidade, em forma de pancadas e no período da tarde. O Inmet mantém, para as próximas 24 horas, alrta amarelo para tempestade válido no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná.
Veja fotos registradas em Faxinal dos Gudes, em Santa Catarina, nesta manhã:
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial.
Veja no mapa as áreas em estado de alerta amarelo nesta quinta-feira (30):
A frente fria que estava em atuação no Sul do país desde o ínicio da semana, já avançou para o oceano, mas segue influenciando as áreas de instabilidade no Sudeste do Brasil. De acordo com o modelo Cosmo, há condição para pancadas de chuvas, com volumes baixos, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Ainda de acordo com o mapa, a tendência é que os volumes mais expressivos de chuva continuem sendo registrados nos três estados do Sul do Brasil. Amanhã, dia 1º de outubro, as chuvas ganham intensidade no sul do Paraná e o acumulado pode ultrapassar os 50mm.
Também são esperadas pancadas de chuvas em pontos do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí nos próximos dias. Os volumes ainda são baixos, mas de acordo com Andrea, a tendência é que as chuvas passem a ser mais frequentes a partir de agora, com volumes mais expressivos e atingido toda a área do Brasil Central.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), prevê os maiores volumes de chuva nos três estados da região Sul do Brasil nos próximos sete dias. O modelo indica precipitação acima dos 100mm na área e mostra também o avanço da chuva para outras áreas.
Já no período entre 8 e 16 de outubro, o NOAA prevê chuvas entre 60mm e 70mm no Sudeste do Brasil, além de indicar a possível formação de um corredor de umidade no país. O NOAA mantém a tendência de umidade para boa parte do país, com exceção de áreas do Nordeste que devem continuar com tempo seco.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Soja em ótimo desenvolvimento inicial em Naranjal-Paraguay. Envio do engenheiro agrônomo Cledison Conte
Lavoura de trigo em fase de enchimento de grão município Ibiaça (RS). Envio César Luis Copatti e os filhos Valentina e Lorenzo
Palhada de aveia para milho e soja em Capanema (PR). Envio de Elecir Trevisan
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil