Perda de qualidade do milho safrinha do Paraná vai exigir suplementação na ração dos animais
Podcast
Entrevista com Bruno Vizioli - Técnico do Dep. Técnico e Econômico do Sistema FAEP/Senar-PR sobre o Qualidade Nutricional do Milho
Se antes a preocupação com a safrinha de milho no Paraná era a redução do volume produzido, agora a questão que inquieta os produtores de proteína animal é a qualidade do cereal que está sendo colhido no Estado.
De acordo com o técnico do Departamento Técnico e Econômico do Sistema Faep/Senar, Bruno Vizioli, 100% do que vai ser colhido está com baixa qualidade. "O milho safrinha aqui já foi plantado em um momento desfavorável, com estiagem, e o que foi semeado mais no final da janela, fim de março, acabou sendo atingido pela geada no período de enchimento de grãos", disse.
Ele explica que, por isso, as plantas "se concentraram" em manter-se vivas e pararam de mandar os nutrientes para os grãos, o que causa uma carência de proteínas e carboidratos nos grãos de milho.
"Sendo assim, o produtor de proteína animal que for utilizar esse milho terá de suplementar a ração de alguma forma, principalmente com alternativas mais em conta, como subprodutos da soja e do girassol, por exemplo.
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24