Ibovespa começa agosto com alta de mais de 2%
Por Paula Arend Laier
SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista abria agosto com viés positivo, beneficiada pela trajetória em mercados acionários no exterior nesta segunda-feira, com bancos em destaque, enquanto BB Seguridade destoava e caía após resultado trimestral e revisão de projeções para 2021.
Às 11:35, o Ibovespa subia 2,21%, a 124.487,65 pontos. O volume financeiro somava 8,1 bilhões de reais.
Tal desempenho vem após o Ibovespa fechar a sexta-feira em forte queda, selando o primeiro mês negativo em cinco, com preocupações com a inflação e a cena política.
Apesar da correção negativa do mês passado, estrategistas do BTG Pactual entraram em agosto com a avaliação de que as perspectivas econômicas gerais melhoraram em razão de uma combinação de recuperação econômica mais rápida do que o previsto e situação fiscal melhor.
Além disso, acrescentaram, ritmo de vacinação melhorou, aumentando as chances de o país superar a pandemia nos próximos meses, apesar da propagação da variante Delta. Assim, continuam esperando que a recuperação econômica seja o fator dominante a impulsionar os mercados nos próximos meses, apesar de recente aumento na margem de receios fiscais.
Nos Estados Unidos, o S&P 500 se aproximava de máxima recorde nesta segunda-feira com o projeto de infraestrutura de 1 trilhão de dólares e fortes balanços corporativos do segundo trimestre melhorando a confiança dos investidores antes de uma série de dados macroeconômicos nesta semana.
DESTAQUES
- ITAÚ UNIBANCO PN avançava 3,45% antes da divulgação do balanço de segundo trimestre, previsto para após o fechamento do mercado nesta segunda-feira. BRADESCO PN, que reporta os seus números na terça-feira, subia 2,85%. BANCO DO BRASIL ON, que também tem resultado na semana, ganhava 3%.
- B3 ON tinha elevação de 3,9%, com relatório de analistas do Credit Suisse reiterando recomendação "ouperform" para as ações, que tem sofrido recentemente com um mix de receio com competição e fluxo vendedor de estrangeiro. Na sexta-feira, as ações caíram 3,5%, para uma mínima desde 2 de junho de 2020.
- BB SEGURIDADE ON caía 1,5% após reportar lucro líquido ajustado de 753,7 milhões de reais no segundo trimestre, queda de 23,2% frente ao mesmo período de 2020, afetado pelo agravamento da crise sanitária e alta do IGP-M. A companhia também revisou projeções para o ano.
- PETROBRAS PN subia 1,37%, descolada da queda do petróleo no exterior, com balanço na quarta-feira. Ainda, a companhia disse no fim de semana que não possui definições quanto a eventuais programas sociais destinados ao gás de cozinha no país.
- VALE ON avançava 2,1%, acompanhando o clima comprador na bolsa paulista, deixando de lado a queda dos preços do minério de ferro na China.
- APARGATAS PN, que não está no Ibovespa, disparava 11,25%, tendo renovado recorde intradia a 57,70 reais, após resultado trimestral, que mostrou lucro líquido recorrente de 111,4 milhões de reais, mais do que o triplo ano a ano, com expansão na receita líquida e nos volumes.
- TERRA SANTA AGRO saltava 15,75% e SLC AGRÍCOLA ON subia 0,3%, após anunciarem conclusão da combinação dos negócios das empresas, o que formará uma gigante de produção agrícola no Brasil.
0 comentário
Wall St ronda estabilidade antes de dados de atividade empresarial, com tensões geopolíticas em foco
Ibovespa sobe apoiado em Petrobras, mas ainda caminha para queda semanal
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
Minério de ferro cai com sentimento de aversão a risco, mas deve ter ganho semanal
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente