Preço do milho cai no Mato Grosso com avanço da colheita e cereal do estado fica mais competitivo, aponta Imea
O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) divulgou relatório apontando que a competitividade do milho do Mato Grosso subiu no mercado e pode auxiliar na oferta de outros estados onde uma quebra de safra maior é esperada.
Para chegar nessa conclusão, o Instituto levou em conta que o preço do milho no estado recuou 3,90% na média semanal, ficando em R$ 68,98 a saca, enquanto os preços internacionais subiram para patamares mais elevados.
“A queda é pautada pelo avanço da colheita do milho safrinha no país e pela retração do dólar. Já no cenário internacional, mesmo com a possível queda na demanda pelo milho americano, as condições climáticas, que não favorecem o desenvolvimento do cereal, limitam as perdas”, explica a publicação.
Sendo assim, os cálculos do Imea apontam que o diferencial de base entre Mato Grosso e CME-Group se encontra em -R$7,29/sc e deixa o milho mato-grossense mais competitivo no mercado.
Colheita
Enquanto isso, a colheita da segunda safra segue avançando no Mato Grosso e ainda permanece bastante atrasada com relação aos anos anteriores. Até a última sexta-feira (25), os produtores mato-grossenses haviam retirado do campo 9,71% das lavouras contra a média das últimas duas safras de 31,56%.
Confira o relatório completo no site do Imea.
0 comentário
Milho: Mercado recua na B3 nesta 5ª feira, apesar de dólar ainda alta e ganhos fortes em Chicago
Milho cede na B3 e acompanha perdas no dólar; Chicago sobe forte nesta 5ª feira
Milho: Mercados fecham 2ª feira com estabilidade na B3 e na Bolsa de Chicago
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Exportação de milho cai 27,1% comparação com a média diária de dezembro de 2023
Radar Investimentos: Mercado de milho no Brasil mantém ritmo pontual de negócios